Alerta. Valor seria pagamento de seguro fiança para recebimento de R$ 10 mil
Os irmãos terão de esperar um pouco mais para realizar a reforma do telhado da casa onde moram em Montenegro. Eles solicitaram o empréstimo de R$ 10 mil para a obra, mas acabaram tendo prejuízo de R$ 1.003,00.
O homem de 68 anos e a mulher de 59 ouviram o anúncio da suposta financeira em uma rádio do município. Entraram em contato por telefone e, após passarem os dados dele, solicitaram o serviço. O contrato foi enviado por e-mail, e as vítimas não estranharam o fato de o nome do cliente estar escrito com a grafia errada. A empresa com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, solicitou então um valor referente ao seguro fiança.
Em três dias seguidos na semana passada, realizaram três depósitos em conta da Caixa Econômica Federal: R$ 333,00, R$ 338,00 e R$ 332,00. A cada um deles, a funcionária da empresa dizia que o empréstimo seria liberado, mas sempre pedia mais dinheiro. A irmã chegou a ir três vezes ao Bradesco, onde tem conta, mas a quantia não estava disponível. Somente então se deu conta de ter caído no golpe.
O homem recebe ligações diárias da suposta empresa, mais de um vez a cada dia. As chamadas são de telefones distintos. Chama a atenção o fato de o celular ter o prefixo de Minas Gerais e o fixo, do Rio Grande do Sul. O Ibiá tentou contato com a empresa várias vezes, mas ninguém atendeu ou dava fora de área.
Na presença da reportagem, o idoso conseguiu falar com a funcionária e solicitou o reembolso. Como resposta, recebeu a promessa que isso ocorreria no prazo de 15 dias. Talvez ela tenha atendido por ter o número dele salvo. Entretanto, mesmo já tendo dito que não queria mais o empréstimo e solicitando receber o dinheiro depositado de volta, a mulher realizou outros telefonemas para ele insistindo em pedir mais dois depósitos prometendo liberar a quantia. Ele não aceitou a proposta.
Vítimas não se conformam
“Vai saber se foi só nós que caímos. É um absurdo isso. Não desconfiamos em momento nenhum, porque escutamos o anúncio na rádio”, conta a mulher. “Eu, uma pessoa de quase 70 anos, fui cair em um golpe desses”, completa o irmão.
Nesta segunda-feira, dia 14, a empresa, novamente, entrou em contato solicitando um novo depósito para liberar o dinheiro do empréstimo. Desta vez, foi solicitada a quantia de R$400,00. A vítima respondeu que não iria depositar e que faria um registro de ocorrência policial contra a financeira. Neste momento, a mulher desligou o telefone.