É possível optar pelo parcelamento em seis vezes
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 pode ser dividido em seis vezes. No entanto, os proprietários de veículo que desejam parcelar o tributo têm até o dia 31 de janeiro para escolher essa opção, realizando o pagamento da primeira parcela. Vale lembrar que o parcelamento em seis vezes oferece desconto nas três primeiras parcelas.
Quem optar pelo parcelamento até o dia 31 deste mês, terá 6% de desconto na primeira parcela. A segunda, até 29 de fevereiro, tem redução de 3%. Em março, a parcela deve ser paga até o dia 28, com desconto de 1%. Nesses casos, os valores já estão atualizados pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF). Importante frisar que para realizar o parcelamento, é obrigatório pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados, de modo que não será mais possível escolher essa opção a partir de fevereiro.
Os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão (NFG) estão mantidos como nos anos anteriores. O desconto do Bom Motorista varia em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os motoristas que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2023 (três anos), a redução será de 15%.
Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais; de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas; e de 1% para o contribuinte entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registrados.
Como e onde efetuar o pagamento
O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Antes de fazer o pagamento do veículo, é importante consultar o valor do IPVA. Além disso, junto do IPVA é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
É possível efetuar o pagamento nos seguintes locais: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos.
O governo do Estado alerta para golpes na internet. O Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros do governo e da geração do QR Code para pagamentos Pix estão no domínio rs.gov.br. Antes de pagar, é imprescindível verificar se as informações do destinatário estão corretas. O beneficiário do Pix do pagamento do IPVA será sempre: Ipva Sefaz/RS (Nome) e o CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81. A instituição é: Bco do Estado do RS S.A.