O isolamento orientado pelas autoridades para reduzir a disseminação da Covid-19 reduziu o acesso a serviços, inclusive os de saúde. Muitos pacientes tiveram dificuldades para dar continuidade a tratamentos regulares iniciados antes da pandemia. Em razão das medidas restritivas adotadas, constatou-se que nos primeiros 15 dias de calamidade decretada houve redução de 55% em consultas médicas por meio do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, o IPE Saúde. Por esse motivo, o sistema anuncia implantação do atendimento por teleconsulta.
A implantação ocorre como ação de contingência do vírus e com foco em garantir assistência aos usuários. Cerca de 1 milhão de segurados e 7.400 médicos serão beneficiados. Ainda em caráter excepcional e temporário, o serviço dispensará a cobrança de coparticipação para o usuário.
Entre as vantagens do novo serviço está o fato de que as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre pacientes e profissionais. Desenvolvida em parceria com a Procergs, a novidade segue as diretrizes atualizadas para o setor publicadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina.
A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, eles deverão adotar sistemas criados especificamente para esse fim, visando preservar integridade, segurança e sigilo das informações mediante encriptação entre as partes, registro de prontuário com dados clínicos e a emissão de receitas e atestados de modo eletrônico.
O diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, destaca que a tecnologia deve ser encarada como uma grande aliada do setor de saúde e dos gestores de todas as esferas. “A telemedicina já é realidade em vários países, sobretudo nos desenvolvidos. Adotar esta tendência não significa precarizar a profissão, mas permitir sua evolução e modernização”, acrescenta.
Solicitação de atendimento
A solicitação do atendimento por teleconsulta pode ser feita pelo portal rs.gov.br, alternativa oferecida pelo governo do Estado para a população ter acesso a serviços públicos sem precisar sair de casa. O segurado solicita a teleconsulta na área própria do site, indicando o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) do especialista. O médico, por sua vez, receberá, via SMS, uma mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, o processo estará habilitado.