Integrantes de quadrilha de roubo de cargas são condenados

Os bandidos agiam especialmente na BR-386 entre Montenegro e Triunfo

A Justiça condenou pelo crime de organização criminosa 16 pessoas ligadas a uma quadrilha especializada em roubo e posterior venda de carga, que atuava principalmente na BR-386 no trecho entre Triunfo e Montenegro. A sentença, proferida pela Juíza de Direito Solange Moraes, da Vara Judicial da Comarca de Triunfo, estabelece penas que variam de 12 a oito anos de reclusão em regime fechado. Outros três acusados foram inocentados. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público.

Os condenados permanecerão presos, condição em que responderam ao processo, instaurado a partir dos resultados da Operação Versa, da Polícia Civil, em 2016. Por exercerem a liderança do bando, dois homens tiveram suas penas agravadas: Jair Borges da Silva foi sentenciado a 12 anos e três meses, e Gilmar dos Santos Silva, a 9 anos, sete meses e 15 dias.

Diego Machado da Silveira Oliveira, Edilson Bueno Pasturiza e Fernando da Fonseca Vasquez foram condenados a nove anos de reclusão. Já Alessandro Freitas da Silva, Christian Silva Rodrigues Júnior, Cleiton Bugalho, Diego Vinícius Silveira, Geovane Romário Dick, Lenon Henrique Garcia, Maique Sechous Beil, Márcio Raupp dos Santos, Raheid Paulo Seira Hassan, Rogério Ferreira Réus e Vinícius Sensato Tormem tiveram pena fixada em oito anos e três meses de reclusão.

Organização criminosa
A conclusão da Juíza Solange Moraes, é de que a quadrilha praticava os assaltos se valendo de armas de fogo e possuía um esquema bem estruturado para esconder o material roubado e recolocá-lo no mercado através de empresas de fachada usadas no despiste da polícia e em fraudes fiscais.
O modo de agir nos assaltos está comprovado por diversos registros de ocorrência. Ainda cabe recurso sobre a decisão da juíza.

Relembre alguns casos recentes de roubos de cargas ocorridos na região
Entre os diversos registros a roubo de cargas na região está o ocorrido a um caminhão carregado com coxas de frango. O assalto ocorreu na madrugada do dia 28 de agosto. O fato ocorreu na BR-386, em Montenegro. O motorista ia para Rio Grande quando teve o caminhão abordado por um veículo no qual estavam três homens armados.

Os assaltantes atiraram contra o caminhão para forçar o condutor a parar. Os bandidos cobriram a cabeça do caminhoneiro e somente o largaram no município de Pareci Novo. O caminhão foi levado.
O motorista conseguiu chamar a BM que fez buscas, mas não conseguiu localizar o caminhão. Casos como este têm sido registrados com frequência na região. Somente na primeira quinzena de agosto três caminhoneiros passaram por situações semelhantes. No mês de setembro não foi diferente.

No dia 23 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou uma minivan Fiat/Doblô cuja carga foi roubada. A ocorrência se deu no quilômetro 397 da BR-386, em Triunfo. Após receber ligação da empresa de rastreamento e também do condutor do veículo, as viaturas fizeram buscas. O automóvel foi localizado em uma estrada de terra, próxima à rodovia federal.

O veículo, emplacado em Nova Santa Rita, estava carregado com celulares que seriam entregues em Santa Cruz do Sul. O motorista disse que os assaltantes estavam em uma caminhonete cinza, cujo modelo ele não conseguiu identificar.

Últimas Notícias

Destaques