Foi publicada no começo desta semana a Instrução Normativa (IN) número 10/2023, que estabelece as diretrizes mínimias de biosseguridade nas granjas de suínos para fins comerciais no Rio Grande do Sul. A medida é uma ação da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio do departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal.
O texto estabelece as normas quanto à estrutura e isolamento de galpões, barreira sanitária, embarcadouro e desembarcadouro, ingresso de pessoas e veículos na área interna da granja, armazenamento e transporte de ração e insumos. O texto completo pode ser encontrado no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo site www.diariooficial.rs.gov.br.
“Existem medidas de biossegurança bem estabelecidas, em vários graus, para mitigar riscos em produção intensificada, como é o caso das granjas de suínos”, ressalta o chefe da divisão de Defesa Sanitária Animal do Estado, Fernando Groff. Ele enfatiza que a IN coloca um nível mínimo a ser adotado em todas as granjas comerciais, uniformizando de forma clara a regra para todos os criadores.