A partir da próxima segunda-feira, dia 10, a Agência do INSS em Montenegro passará a oferecer o serviço da “Urna de Exigência Expressa”. O Instituto criou esta alternativa para que os segurados possam cumprir as exigências necessárias à conclusão dos seus processos. As unidades de atendimento, todavia, continuarão fechadas em virtude da pandemia, ao menos até 24 de agosto.
A dificuldade tem sido, especialmente, para anexar os documentos faltantes pelo aplicativo Meu INSS. Mas agora, os cidadaõs poderão entregar cópia da documentação num sistema semelhante ao “Drive Thru”, batizado de Exigência Expressa. Além da documentação solicitada na exigência, é preciso colocar dentro do envelope lacrado o Formulário de Cumprimento de Exigência Expressa.
O segurado retira o Formulário ao lado da urna e preenche todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos), assinando, ao final, a autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações apresentadas. Não se faz necessário colocar informação alguma do lado de fora do envelope.
A medida não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença, que só podem ser anexados pelo site Meu INSS.
Serviço
A urna para o depósito dos envelopes estará posicionada na porta do prédio (esquina entre as ruas Olavo Bilac e João Pessoa), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e das 8h às 14h (a depender da unidade).
*As cópias não precisam ser autenticadas em cartório, mas é imprescindível que estejam legíveis e sem rasuras
38 Agências Gaúchas já usam o sistema drive thru
O novo serviço vem sendo expandido pelo Rio Grande do Sul e já se encontra disponível em 38 municípios: Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Piratini, São José do Norte, Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Garibaldi, Vacaria, Veranópolis, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Passo Fundo, Serafina Corrêa, Guaporé, Erechim, Marau, Lagoa Vermelha, Espumoso, Ijuí, Porto Lucena, Cruz Alta, Canguçu, Santo Ângelo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Dom Pedrito, Quaraí, Getúlio Vargas, Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. Segunda-feira Lajeado também passa a oferecer o serviço.