Começa nesta sexta-feira, dia 16, às 10h, o prazo de inscrições para o concurso público do INSS. São mil vagas espalhadas pelo País para o cargo de Técnico do Seguro Social, cuja remuneração inicial chega até R$ 5.905,79. Os candidatos precisam ter Ensino Médio completo ou curso equivalente concluído até a data da posse. O edital, publicado no Diário Oficial ontem, pode ser acessado AQUI; e a página da Cebraspe, para as inscrições, AQUI.
As inscrições vão até as 18h do dia 3 de outubro; e a taxa de inscrição é de R$ 85,00, com possibilidade de isenção a pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único e a doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
No Rio Grande do Sul, há 49 vagas espalhadas pelas gerências regionais. São 4 em Caxias do Sul, 8 em Canoas, 2 em Ijuí, 8 em Novo Hamburgo, 5 em Passo Fundo, 5 em Pelotas, 6 em Porto Alegre, 7 em Santa Maria e 4 em Uruguaiana. A agência de Montenegro é vinculada à gerência executiva de Novo Hamburgo.
O concurso do INSS será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação das provas objetivas, nas cidades das gerências regionais, está prevista para o dia 27 de novembro. Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
Já o curso de formação será realizado em turmas e está vinculado à ordem dos aprovados na primeira etapa do concurso, na prova objetiva, com a convocação dos melhores colocados dentro das mil vagas. Esse curso de formação ocorrerá nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária; e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.