BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO CAÍ. Iniciativa desperta a consciência de crianças e jovens para a cidadania
As inscrições para o projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, ocorrem neste sábado dia 24, na sede da instituição. A ação tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela profissão de bombeiro e a consciência para a cidadania, com a prática de seus direitos e deveres.
O projeto desenvolve ações para despertar o interesse dos alunos pela profissão dos bombeiros e além de fomentar o comportamento cidadão entre os pequenos. Conforme o projeto, a educação não se desenvolve apenas no ambiente escolar, ela acontece primeiro na família e depois em outros espaços educativos formais e não formais.
A iniciativa tem a proposta de construção do sujeito, nos âmbitos da educação e integração social, visando que alunos possam alcançar um melhor desenvolvimento escolar, com mais responsabilidade, disciplina e motivação para o estudo.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários do Caí, Anderson Jociel da Rosa, esse é um projeto piloto que integra um plano maior, a implementação de uma Escola de Bombeiros Voluntários. “Nosso objetivo é, a partir do ano que vem, começar a formação de jovens para que, no futuro, se tornem bombeiros voluntários”, comenta.
O projeto é gratuito aos participantes, e para tal, a entidade ainda busca patrocinadores para apoiar a iniciativa. Serão atendidas 28 crianças de ambos os sexos. Os grupos serão divididos em duas turmas formadas por 14 integrantes. A primeira turma atenderá crianças de sete até nove anos. A segunda é voltada ao público de 10 aos 12 anos.
Aulas presencias em formato quinzenal, com duração de duas horas, e carga horária total de 50 horas, abrange desde assuntos relacionados com a atividade dos Bombeiros Voluntários até ações práticas de interação com a comunidade. O Projeto foi desenvolvido e será acompanhado por equipe de pedagogos que fazem parte do quadro de Bombeiros Voluntários da entidade. A coordenação geral é de Ariane Jan, a parte pedagógica é de responsabilidade de Natalia Souza e Paula Bohn, o coordenador técnico é Éder Santos e a logística fica por conta de Gilnei Freitas
O inicio dos encontros será no dia sete de setembro, com a participação dos alunos, no desfile cívico, juntamente com a entidade. A formatura irá ocorrer no dia dois de maio do ano que vem, na solenidade de aniversário de 25 anos dos Bombeiros Voluntários. No próximo dia 30, sexta-feira da próxima semana, haverá uma reunião com os pais e responsáveis dos selecionados, para que seja explicado todo o funcionamento do projeto.
Inscrições
Dia 24/08 – das 14 ás 16 horas (por ordem de chegada e inscrição);
– Na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários;
– Deverá ser realizada pelos pais e/ou responsável, devendo o adolescente estar matriculado em instituição de ensino regular.
Documentos a serem
apresentados:
Todos os documentos em cópia simples
– Cópia dos documentos dos pais e responsáveis;
– Comprovante de matricula escolar;
– Comprovante de residência ( devendo ser de São Sebastião do Cai);
– Cópia da certidão de nascimento do adolescente;
– 2 fotos 3X4;
( a não entrega de um ou mais dos documentos, inviabiliza a inscrição);