Inicia Semana da Mulher Montenegrina

Na manhã dessa quarta-feira, 4, o Espaço Braskem sediou a abertura oficial da Semana da Mulher Montenegrina, em alusão à semana do Dia da Mulher. Dentre membros da Prefeitura Municipal, tenentes, organizadores e apoiadores, estiveram presentes na ação Carliane Pinheiro, atual presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM); a delegada Cleusa Spinato e a mediadora da roda de conversa e promotora de justiça Daniela Tobaldini.

A promotora de Justiça Daniela mediou a primeira roda de conversa da programção da semana

No evento, o que se destacou foi a questão da violência doméstica, assunto que estará em pauta no dia de hoje também. Em sua fala inicial, Cleusa pontuou que as mulheres já tiveram muitos avanços, mas que ainda têm um longo caminho a trilhar. “Todos os dias temos casos graves de agressões em nossa região”. afirma a delegada. “Precisamos valorizar o que já conquistamos, mas precisamos seguir lutando”. Segundo ela, o feminicídio é de muito complicada prevenção. “Algumas mulheres sequer notam que estão passando por violências psicológicas ou físicas”.

Já Daniela afirma que a violência psicológica é muito impactante, tanto ou mais do que a agressão física. “A culpa é sempre da mulher. O homem violenta e pede desculpas, é carinhoso, comenta que ela o provocou, aí ela acredita”, lamenta. Ela ressalta, ainda, a importância de que as mulheres saibam que existem órgãos especializados que estarão ali, dispostos a ajudá-las. “Elas precisam saber que a rede vai estar ali. Precisamos fazer de tudo para minimizar cada vez mais os impactos dessa questão”, salienta.

Em roda de conversa, todas as mulheres tiveram o momento de fala

Ainda, o prefeito Kadu Muller destaca a importância de cada presente, mas pede mais visibilidade à questão. “Admiro e agradeço muito aos presentes, mas eu digo que precisávamos que tivesse mais gente tentando entender essas situações e o que está acontecendo”, pontua.

Confira a programação para o dia de hoje
9h: Mesa sobre Violência doméstica, feminicídio e prevenção – Com Dra. Cleusa Spinatto (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Dra. Priscila Palmeiro (Juíza do Comarca) e Carliane Pinheiro (Presidente do COMDIM) – No Auditório Central de Polícia.

14h: Rosa de terapia intensiva da auto-estima – Com a Secretária de Saúde de Montenegro – Na Recreo.

Últimas Notícias

Destaques