Teve início nesta semana a aplicação do BTI em arroios brochienses. A ação, coordenada pela Prefeitura de Brochier, visa combater o borrachudo. O uso do produto ainda não havia ocorrido devido à grande quantidade de água nos arroios, causada pelas frequentes chuvas.
A reaplicação do BTI é feita a cada 15 dias totalizando um período de 45 dias. Isso ocorre porque os borrachudos colocam novas larvas que serão eliminadas até que se complete todo o ciclo de aplicações e a infestação seja controlada.
O BTI é um grupo de bactérias utilizadas como agentes de controle biológico que não agride o meio ambiente. Ele é usado especificamente para o controle do borrachudo, eliminando suas larvas.
Para a aplicação do produtor, a Prefeitura conta com o auxílio de 24 aplicadores voluntários. Eles moram em diversas localidades e recebem o larvicida para aplicarem nos arroios próximos de suas propriedades conforme a dosagem estabelecida.
O agente de campo do Município, Felipe Heissler dos Santos, salienta que, além da aplicação do larvicida, outros cuidados devem ser tomados para o controle do borrachudo, como manter os arroios limpos, livres de qualquer lixo, esterco ou água usada de cozinha. Preservar as matas ciliares nas margens dos arroios também é importante.