Inglaterra deverá ser a primeira do grupo

Uma das favoritas para levantar a taça, a Inglaterra caiu em um grupo relativamente fácil e deverá terminar a fase de grupos em primeiro lugar. Na última Copa, os ingleses ficaram em quarto lugar com um grupo iniciando seu ciclo. A expectativa é de um melhor desempenho no Catar, embora alguns tropeços considerados fora da curva causem preocupação.

Esse grupo chegou na final da Eurocopa e perdeu somente nos pênaltis para a Itália por 4 a 3. Nas eliminatórias, não teve dificuldades para garantir participação na Copa, porém os empates com a Polônia e Hungria mostraram que se o time não estiver totalmente concentrado, o desempenho deixa a desejar.
A derrota em junho desse ano por 4 a 0 em casa para a Hungria, pela Liga das Nações, colocou mais pressão sobre o treinador Gareth Southgate, muitas vezes questionado por suas decisões. Ele assumiu a responsabilidade por ter mexido muito no time dando oportunidade para jovens que acabaram não se encontrando em campo. Goleador na Copa da Rússia, o centroavante Harry Kane é um dos principais favoritos para levar novamente a chuteira de ouro.

Se para o primeiro lugar no grupo não haverá dificuldades, o mesmo não pode ser dito para o segundo. A briga deverá ficar entre EUA e País de Gales, que volta à Copa depois de 64 anos. A primeira e única participação foi em 1958, quando chegou nas quartas e foi eliminado pelo Brasil. Aaron Ramsey e Gareth Bale, apesar das idades, ainda comandam o time galês. Os Estados Unidos ficaram de fora da Copa da Rússia e retornam agora com o técnico Gregg Berhalter apostando em muitos jogadores que conhecem muito bem o futebol da Grã-Bretanha.

Irã segue com o seu sonho
O Irã vai participar pela segunda vez consecutiva de uma Copa do Mundo e o sonho, assim como foi na Rússia, é o de tentar ficar com a segunda vaga. O desafio se torna um pouco difícil porque logo no jogo de abertura, o time tem a favorita Inglaterra pela frente. Uma derrota, se não for tão elástica, pode manter o ânimo dos comandados de Dragan Skocic.
Uma das primeiras equipes a se classificar para o torneio, o Irã obteve o melhor desempenho nas eliminatórias asiáticas. A vaga foi garantida com uma vitória de 1 a 0 sobre o Iraque. Foram oito vitórias em 10 jogos com apenas quatro gols sofridos na fase final da classificatória. Apesar disso, a melhor qualidade do time continua sendo no ataque com os jogadores Sardar Azmoun e Mehdi Taremi.

Vitória sobre o Iraque garantiu vaga na Copa deste ano. Saeed Zareian

 

 

 

Conflito só fora de campo
As seleções do Estados Unidos e Irã estarão frente a frente na Copa do Catar e as relações tensas entre os dois governos não deverão entrar em campo. Na França, em 1998, os dois selecionados se enfrentaram pela primeira vez e dentro das quatro linhas o clima foi pacífico. Os iranianos distribuíram flores aos americanos e posaram juntos para fotos. O irã levou a melhor e venceu a partida por 2 a 1.

Faw Cymru

País de Gales, 64 anos depois
O País de Gales retorna a uma Copa do Mundo depois de 64 anos. A primeira e única participação aconteceu em 1958 quando foi eliminado pelo Brasil nas quartas. O único gol da partida foi marcado por Pelé. Para chegar na Copa do Catar, os galeses passaram pelo play-offs derrotando a Áustria e depois a seleção da Ucrânia.

Inglaterra só tem uma Copa

A Inglaterra venceu em casa a Copa do Mundo de 1966 quando derrotou na final a Alemanha Ocidental por 4–2 na prorrogação. A melhor performance em mundiais desde então foi em 1990 e 2018 quando chegou nas semifinais, terminando na quarta colocação nos dois torneios.

 

Últimas Notícias

Destaques