Estatística. Mesmo com queda dos números nos municípios da região, roubo a pedestres e de veículos ainda causa preocupação nas forças policiais
A última análise dos dados estatísticos do Sistema Avante da Brigada Militar, realizada durante reunião operacional nesta segunda-feira, dia 12, no 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM) de Montenegro, revela resultados positivos quanto ao combate à criminalidade. Os indicadores se referem aos nove municípios atendidos pelas 1ª e 2ª Companhias: Montenegro, Brochier, Maratá, Pareci Novo, Triunfo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra e Barão. A comparação dos meses de janeiro até novembro, referentes a 2017 e 2018, mostra queda na ocorrência de crimes como abigeato e roubo a residências, entre outros. Porém, roubos de veículos e a pedestres ainda são motivo de alerta.
A Polícia Militar do Rio Grande do Sul trabalha com foco na redução de quatro grupos criminais: homicídio doloso, roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículos e roubo a pedestres. Diminuir a incidência desses crimes é uma das metas impostas pela corporação para suas divisões regionais. Por sua vez, os comandos também estipulam atuações mais focadas em áreas onde se percebe o “sinal vermelho”. Além de trabalhar para reduzir esses grupos determinados pelo Comando Geral, o 5º BPM desenvolve ações preventivas e atua contra outros três tipos de delitos. Conforme orientação do Comando Regional de Polícia Ostenciva (CRPO/VC), as metas são voltadas a, cada vez mais, reduzir casos de furto e abigeato (abate de gado), roubo a pedestre e furto em residência.
O sub-comandante do unidade, major Iber Augusto Giordano, destaca que o Sistema Avante tem sido uma importante ferramenta no planejamento de operações estratégicas. Através dos dados coletados pelo programa, a Polícia consegue planejar melhor suas ações. “Depois da análise estatística nós passamos para a análise de cada fato, onde verificamos horário, dias de incidência e ‘modus operandi’. A partir dessa análise criminológica é que se determina o tipo de ação e seus horários. Esse sistema qualifica nossa ação, pois a gente consegue fazer a inserção do policiamento de forma muito pontual e específica para cada caso”, detalha.
Os resultados têm permitido que o major e seus comandados comemorem. Contudo, ele salienta que não é motivo para “baixar a guarda”. “Muitas coisas a gente vem trabalhando, e conseguindo manter a maioria dos nossos índices abaixo da meta estabelecida. Alcançamos um sucesso maior do que se pretendia. Ainda que se tenha um número aceitável, para quem sofre a ação de um marginal não é aceitável, mesmo que seja uma. Então, a gente está sempre na busca de reduzir cada vez mais essas ações criminosas”, reitera. Já na análise do comandante da 1º e da 2ª Cia de Policiamento, capitão Joelson Ferri Barbosa, é preciso traçar novas estratégias de combate a esses tipos de delitos, a BM trabalha para isso.
Números no Sistema Avante
Janeiro a novembro de 2017 e janeiro até 11 de novembro 2018
Roubos a estabelecimentos comerciais
2017 – 49
2018 – 28
Furto e abigeato
2017 – 70
2018 – 33
Furto de veículos
2017 – 74
2018 – 27
Roubo a residências
2017 – 38
2018 – 27
Roubo a pedestres
2017 – 113
2018 – 70
Roubo de veículos
2017 – 65
2018 – 33
Homicídios
2017 – 20
2018 – 9
* dos nove municípios do 5º BPM