Índice pluviométrico elevado pode causar cheias semelhantes a novembro de 2023

AS REGIÕES dos rios Caí e Taquari podem ser as mais afetadas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina entre esta quarta, dia 1°, e quinta-feira, 2, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Segundo previsões da Sala de Situação, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o volume de chuva estimado pode causar alagamentos semelhantes aos de novembro do ano passado, quando o RS enfrentou uma de suas maiores enchentes. As regiões dos rios Caí e Taquari podem ser as mais afetadas, dada sua alta densidade populacional.

O alerta para esses fenômenos permanece em destaque, pois as chuvas devem persistir até sábado, dia 6. No Vale do Caí, todas as quatro estações fluviométricas indicam que o rio já ultrapassou a cota de inundação. Enquanto isso, na região de Estrela, no Vale do Taquari, o rio superou os 20 metros de altura.

Após o aumento das chuvas no estado, o governo do Rio Grande do Sul convocou uma reunião de emergência do Gabinete de Crise na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, dia 30. Sob a coordenação do vice-governador Gabriel Souza, os secretários avaliaram as ocorrências reportadas e alinharam ações emergenciais. A Defesa Civil emitiu alerta para todo o Rio Grande do Sul, especialmente para as regiões dos Vales, das Missões, de Porto Alegre, Campanha, Costa Doce, Centro, Nordeste e Litoral Norte.

A Secretaria da Saúde (SES) orientou hospitais próximos de áreas de risco a transferir pacientes para locais seguros. A Secretaria da Educação (Seduc) relatou danos em três escolas estaduais e queda de muros em outras seis, mas sem feridos. Mais de 70 escolas suspenderam as aulas devido a problemas no transporte escolar.

O Gabinete de Crise mobilizou equipes da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para desobstruir e bloquear vias afetadas, com apoio do Exército e das prefeituras.

 

 

 

 

Últimas Notícias

Destaques