O incidente ocorrido no Polo Petroquímico, em Triunfo, na noite de domingo, dia 13, que chamou atenção de Montenegro e outras cidades da Região Metropolitana foi causado por um problema numa subestação de energia localizada na área do complexo conhecida como PE5. De acordo com o Polo Petroquímico do Sul, administradora do espaço, o evento elétrico fez com que o flare, sistema de segurança de queima de gases, se tornasse alto, podendo ser visto à distância. A administradora do Polo salientou que o incidente não trouxe impacto algum para a comunidade ou trabalhadores.
A situação foi acompanhada pela equipe de emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), que monitorou as ações realizadas para estabilização do flare. Os Corpos de Bombeiros de Taquari, que atende Triunfo, e de Montenegro não foram chamados para atender qualquer ocorrência no Polo Petroquímico na noite de domingo.
Em comunicado, a Braskem confirmou que o incidente ocorreu em sua unidade e reforçou que não houve danos às pessoas nem ao meio ambiente. Confira a nota completa da empresa:
“Informamos que hoje (13/2/2022), por volta das 20 horas, ocorreu um evento operacional em uma subestação de energia de uma das unidades da Braskem situada no Polo Petroquímico de Triunfo, que impactou na intensidade da chama do flare, sistema de segurança de queima de gases utilizado pelas indústrias químicas, petroquímicas e refinarias. O evento foi imediatamente controlado e não causou danos às pessoas nem ao meio ambiente.”