Doações são bem-vindas para a reconstrução
Dona Angela Maria da Silva, de 58 anos, levou um susto na noite dessa quarta-feira, 4, quando viu a casa onde morava com o marido ser devastada por um incêndio. “Não me sai da cabeça”, diz a moradora da rua São Leopoldo, no bairro Imigração, em Montenegro. O casal perdeu tudo, e precisa de ajuda.
Por volta das 20h15, Angela foi à casa do filho para fazer companhia à neta. De repente, foi chamada pelo filho de uma vizinha que, aos gritos, alertou sobre o sinistro. “Ele disse que estava pegando fogo no meu quarto. Saí pra ver e estava mesmo queimando”, conta a moradora.
Angela chegou a entrar na casa para tentar pegar roupas e algum pertence, mas não conseguiu avançar. “Eu estava indo para o quarto quando caiu um pedaço de forro. O fogo se espalhou muito rápido, não consegui pegar nada”, diz.
O esposo, seu Romeu Pereira, de 74 anos, não estava no local. Angela foi amparada por outros moradores, que tentaram acalmá-la. Segundo ela, os bombeiros fizeram sua parte, mas, o fogo se propagou de forma muito rápida, sem dar chance para ser controlado.
Michael da Silva Bilhar, 30, filho de dona Angela, não sabe ao certo o que provocou o incêndio, a suspeita é de ter sido um curto-circuito. Nessa quinta-feira, 5, ele entrou em contato com a secretaria de Habitação para pedir a retirada dos entulhos do terreno.
Até conseguir material e ajuda para reconstruir o imóvel, Angela e o esposo serão acolhidos pelos filhos. Devido ao espaço físico das moradias, é provável que tenham de ficar em casas separadas.
“Toda ajuda é bem-vinda”, diz a moradora
Angela Maria não conseguiu salvar do fogo nem mesmo os medicamentos que usa diariamente para pressão alta e diabetes. “Essa roupa que estou vestindo eu ganhei, também ganhamos um motor pra puxar água do poço”, diz. Mas ainda falta muito a ser conseguido. “Toda a ajuda é bem-vinda, móveis, material de construção, roupas, calçados…”, explica.
A família também irá precisar de mão-de-obra para reerguer a casa, quando tiver material. Interessados em contribuir com doações podem entrar em contato com Michael através do número 51 9 9850 5749.