Igrejas fechadas: religiosos presidem celebrações sozinhos

Apesar da medida, fiéis seguem acompanhando na mídia e redes sociais

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida de muitas pessoas. Com decretos sancionados por governadores e prefeitos, comércio e diversos serviços tiveram que fechar. O isolamento social é uma realidade para a proteção da população. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde e também do Papa Francisco, a Diocese de Montenegro segue desde o dia 17 de março com suas igrejas fechadas, mas se engana quem pensa que os fiéis ficaram desamparados.

Mesmo com os templos vazios, as missas e grupos de orações seguem ocorrendo nos 32 municípios da Diocese. “A gente está procurando fazer as missas online, através do rádio, e também procuramos fazer outros programas”, explica o bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva.

Como forma de animar o povo e incentivar a oração, o próprio bispo organizou um programa diário “Perseverantes na oração”, transmitida todos os dias no site da Diocese. “Todo mundo está procurando fazer alguma coisa para estar em contato, porque as pessoas precisam do espiritual. Nada de aglomeração, essa é a orientação e a gente está fazendo, porque nós acreditamos que a vida está em primeiro lugar”, comenta Dom Carlos.

O bispo Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva se aproxima do celular no momento da homilia

Através das redes sociais, rádio ou televisão, aquele que buscar poderá continuar em contato com o espiritual. Cada paróquia tem sua programação de atividades, que podem ser conferidas nas suas páginas do Facebook ou no site da Diocese.

Semana Santa
A celebração dos ritos da Semana Santa e Tríduo Pascal irá ocorrer normalmente, porém não de forma presencial. Seguindo orientação do próprio vaticano, as igrejas da Diocese irão celebrar sem a presença dos fiéis, mas com a transmissão online.

Neste Domingo de Ramos, 5, as orações dos fiéis serão em casa e celebrações de cada paróquia serão transmitidas. Dom Carlos recomenda colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. De acordo com ele, marcar a casa é uma característica do povo de Deus. A missa do crisma, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, vigília da Páscoa e o domingo também devem ocorrer através de transmissão online.

Em primeiro lugar, vamos cuidar da vida
Nesse momento difícil que o mundo passa com a pandemia do coronavírus, o bispo Dom Carlos Romulo cita que é preciso fazer esse sacrifício agora para sair melhor da situação no futuro. “Dificuldades muitas pessoas passam, em momentos de doença, de sofrimentos, de perdas, mas estamos passando por um sacrifício para cuidar da vida, então quanto mais a gente poder olhar para a nossa família, aos nossos idosos, as pessoas fragilizadas e pensar “o grande presente que é a nossa família”, é melhor”, declara.

Para Dom Carlos esse é um momento de desafio para toda a sociedade, mas com saúde e vida todos conseguirão superar essa situação. “Em primeiro lugar vamos cuidar da vida, a nossa e da nossa família e depois nós vamos correr atrás para resolver a situação econômica e social. E nós estamos aqui pra fortalecer as pessoas na fé, ou seja, nós estamos procurando estar junto das pessoas através dos meios de comunicação, das redes sociais, para animar as pessoas”, completa.

Últimas Notícias

Destaques