Idosa recebe doses de vacinas diferentes contra a Covid-19 em Montenegro

Uma idosa moradora de Montenegro recebeu nessa segunda-feira, 22, a segunda dose de um imunizante diferente no Município. Segundo familiares, ela havia feito a primeira aplicação com a vacina de Oxford e ao chegar no Parque Centenário, acompanhada de um filho, recebeu a segunda dose do imunizante CoronaVac. Somente foi notado a diferença ao chegar em casa, e o filho avaliar o cartão de vacinação. Em contato com a Secretaria Municipal da Saúde foi confirmado o incidente.

“A regra é que os atendentes façam a conferência do documento emitido na primeira aplicação, onde consta o nome do imunizante, mas houve uma falha e isso não ocorreu da forma correta”, declara a nota oficial emitida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montenegro. Segundo a secretária municipal da Saúde, Cristina Reinheimer, de fato, foi um erro grave, mas não deve haver efeitos colaterais.

De acordo com a secretária, as duas vacinas tiveram uso aprovado pela Anvisa no Brasil e são usadas no programa de imunização. Entretanto, quem toma a primeira dose de uma deve tomar a segunda dose do mesmo medicamento. “Não há comprovação de eficácia da imunização quando o paciente recebe doses da vacina de diferentes fabricantes”, explica a secretária em nota.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a idosa está em monitoramento remoto, para acompanhamento de possível evento adverso. O episódio foi comunicado ao Ministério da Saúde como ‘erro programático’ pela pasta, e ainda não houve retorno. Cristina ressalta que se trata de um caso único.

A segunda dose da vacina de Oxford ainda não foi disponibilizada para Montenegro, pois a aplicação ocorre somente 90 dias depois da primeira (que iniciou em 28 de janeiro). Ou seja, a previsão é de que os reforços comecem a ser administrados na última semana de abril.

Ao tomar conhecimento da situação, o prefeito Gustavo Zanatta telefonou para a idosa e conversou com um filho. Ele lamentou o fato e colocou-se à disposição para colaborar em termos de atendimento médico se houver necessidade. Além disso, determinou um reforço no controle do processo de imunização, para que não ocorram novos casos.

Ainda segundo a Prefeitura, na fila dupla do Parque Centenário há uma fita zebrada dividindo os dois públicos e dois funcionários orientando os motoristas. Para entrar no local o público conta somente com uma fila, mas próximo a vacinação ficam servidores orientando para quais das duas seguir.

Últimas Notícias

Destaques