Lotado. Todos eles já estão ocupados por pacientes positivados
O Hospital Montenegro 100% SUS reabriu na última sexta-feira, 4, quatro leitos de UTI Covid, para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Segundo a Instituição, todos eles já estão ocupados com casos confirmados, e os outros 10 leitos para pacientes clínicos também estão 100% preenchidos com outras patologias. Ainda estruturando equipe médica e assistencial, a expectativa é que nos próximos dias mais dois leitos sejam liberados.
Os seis leitos UTI Covid do HM foram habilitados ainda em julho pelo Estado, tornando-se referência para o tratamento de pacientes da região e do Estado. A habilitação durou 90 dias e terminou em 18 de outubro, devido ao período de baixa de internações que o Rio Grande do Sul estava vivendo.
De acordo com o diretor Administrativo, Carlos Batista, a decisão de reabrir se dá devido ao aumento de casos de Covid-19 na região do Vale do Caí, e também ao pedido da Secretaria Estadual de Saúde. “Eu acho super importante a reabertura, porque a gente já da o tratamento inicial aqui; já ficamos com os pacientes aqui; e os nossos médicos já sabem como manejar pacientes com Covid. […] Eu acredito que tendo esses seis leitos será uma boa retaguarda pro hospital e pra região”, declara.
Com o retorno dos leitos, o HM volta a ser referência para os pacientes em estado grave do novo coronavírus da região. “Está faltando enfermeira, está faltando técnico, então está bem difícil captar no mercado. Assim que a gente tiver, imaginamos que essa semana, já vamos conseguir”, diz Batista.
O acordo será mantido durante trinta dias, podendo ter novas renovações, dependendo da situação da pandemia no Estado. Carlos Batista ainda ressalta que o governo Estadual fez um pedido para que a Instituição continuasse com os seis leitos UTI Covid depois da pandemia como unidade normal de UTI. “Nós agora não temos condições, porque a estrutura física não é adequada. Futuramente quando nós ampliarmos a nossa UTI aí sim”, explica. O governo do Estado já anunciou que serão abertos mais 113 leitos em todo o Rio Grande do Sul – incluindo os do HM – nos próximos dias, totalizando 1.986 leitos de UTI SUS adulto – aumento de 113% ao total antes da pandemia, que era de 933 unidades.