Hospital Montenegro prepara fluxo para atender pacientes com a Covid-19

Cuidado. Tenda de atendimento, emergência, UTI e ala de internação foram pensadas por Comissão de diversas áreas

Obras na Ala Internação Covid-19 estão chegando ao final

Com 186 confirmados da Covid-19 e um óbito registrado no Rio Grande do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde atualizados no final da tarde desta quinta-feira, 26, diversas entidades estão se preparando para o atendimento adequado de pacientes com o vírus. O Hospital Montenegro 100% SUS é um exemplo disso. A casa de saúde já conta com um fluxograma de atendimento especial para pessoas infectadas com o novo coronavírus.

Tenda de atendimento, Emergência Covid-19, Ala Internação Covid-19 e UTI, inicialmente com três leitos são algumas das medidas tomadas por uma Comissão do HM. Além disso, materiais e EPI’s já foram distribuídos para os profissionais do hospital. Toda a ação ocorreu em apenas uma semana, mas já é calculada há cerca de um mês.

Já quase finalizada, a obra da ala Internação Covid-19 é a mais esperada no momento. A partir da próxima semana, 22 leitos estarão disponíveis para o atendimento clínico de pacientes com o novo coronavírus sem gravidade. “A gente vai definir um elevador só para esta área”, diz a gerente de enfermagem, Mirian Santos.

Tenda para triagem de pacientes foi montada no Hospital

Todos os equipamentos necessários já estão reservados para esta área, e três leitos da UTI também já foram isolados para os pacientes com a Covid-19. Segundo Mirian, dependendo da necessidade, os três leitos da UTI podem aumentar, chegando até dez e o HM já conta com 16 respiradores, podendo chegar a vinte.

Atendimento organizado
O atendimento para os infectados com o novo coronavírus foi sistematicamente organizado para evitar a contaminação de outras pessoas. “Essa preocupação toda que a gente teve de montar essa estrutura separada é porque temos uma preocupação com os pacientes que entram na urgência, pacientes com AVC, pacientes cardíacos, outros que precisam atendimento clínico, e que a gente continua atendendo da mesma forma que sempre atendemos”, fala a gerente de enfermagem.

Emergência Covid-19 é na entrada da Recepção do raio-x

Uma tenda na entrada do Pronto Atendimento do Hospital Montenegro foi montada e ali o paciente realiza a triagem. Conforme o grau de gravidade do paciente ele tem fluxos diferentes para ser atendido. Riscos vermelhos no chão, sinalizando o caminho da tenda para a emergência Covid-19 também podem ser observados, caso o paciente precise desse atendimento especializado.

Caso o paciente tenha síndrome gripal e critério de gravidade (falta de ar, desconforto respiratório, descompensação de doença crônica, etc) ele será encaminhado para a Emergência Covid-19 do HM, que tem a entrada na recepção do Raio-X. “A ala da emergência estávamos ocupando com endoscopia, raio-x, ecografia e colonoscopia. Tiramos todos os equipamentos e deixamos essa ala específica para o Emergência Covid-19, e colocamos o resto onde estava os ambulatórios”, explica Mirian.

A ala de emergência possui salas de espera, monitoramento dos sinais vitais, consultórios, etc. Para prevenir os funcionários entrarão por uma porta separada e seguirão todas as normas de higiene e manuseio dos equipamentos. “O equipamento de proteção individual é diferente dependendo do tipo de procedimento que tu vai fazer no paciente, tem uma proteção maior quando são atendimentos de maior risco de transmissão”, completa o médico coordenador da Unidade de Internação Clínica, Felipe Pires.

Últimas Notícias

Destaques