O Hospital Montenegro 100% SUS irá receber uma consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O trabalho, que deverá durar cinco semanas, será custeado pelo Banrisul. A ideia é fazer um levantamento de dados técnicos, financeiros, estruturais e sociais da casa de saúde montenegrina.
O banco estadual firmou acordo com a instituição paulista para a realização de diagnóstico em oito instituições de saúde do Rio Grande do Sul. O foco será no estudo de mercado, revisão do perfil epidemiológico dos hospitais, avaliação da infraestrutura assistencial, indicadores de produção, recursos humanos, governança e indicadores econômico-financeiros. A avaliação promete ser completa.
O Hospital Montenegro (HM) foi o primeiro dos oito participantes a ser convidado a integrar o projeto. Os trabalhos em Montenegro inclusive já iniciaram nesta quarta-feira, dia 21, quando no auditório da instituição esteve o consultor do Sírio-Libanês, Luís Paulo Martin. Ele apresentou para a direção e representantes das diferentes áreas do Hospital o escopo do trabalho que será desenvolvido.
Após as duas semanas de diagnóstico interno, os dados coletados serão avaliados pelo Hospital Sírio-Libanês, para confecção da primeira prévia de relatório a ser entregue ao Banrisul. A parceria com o Sírio-Libanês é considerada um marco importante para o HM, por se tratar de um dos mais importantes centros médicos da América Latina. “Na área de segurança do paciente, por exemplo, a ideia é que se traga um técnico do Sírio-Libanês aqui para verificar o serviço e auxiliar no que precisar ser feito, e assim em todas as outras áreas do hospital”, aponta o diretor do HM, Carlos Batista.