O Hospital São Salvador, de Salvador do Sul, recebeu um novo equipamento de suporte respiratório através de uma doação da fábrica da Tramontina de Carlos Barbosa. O médico Marcio Kessler, diretor técnico e equipe de enfermagem do hospital tiveram orientações sobre o uso do produto, desenvolvido pela Tramontina. O equipamento, que é chamado de Ventra, é para uso exclusivo em hospitais. A entrega ocorreu na segunda-feira, dia 7.
Além do Hospital São Salvador, outras casas de saúde do Vale do Caí estão recebendo o equipamento. É o caso do Hospital São José, de Barão, do Hospital Schlatter, de Feliz, e do Hospital São Pedro Canísio e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos de Bom Princípio.
Em nota, a Tramontina destacou o trabalho na execução desse equipamento como um legado pós-pandemia. A empresa reuniu suas equipes técnicas, principalmente de eletrônica e construção de máquinas, para a criação do Ventra. A iniciativa também contou com o apoio de profissionais e estrutura do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, onde aconteceram os primeiros testes do protótipo.
O projeto nasceu em março, em meio à crise no norte da Itália, onde o sistema de saúde entrou em colapso por causa do novo coronavírus. No Brasil, havia grande preocupação em relação à possível escassez de equipamentos para suporte respiratório. “O cenário era de limitação na capacidade de produção nacional e muita concorrência, alto custo e longos prazos para importação. Reunimos um grupo multidisciplinar que estudou em detalhes os diversos esforços em andamento, incorporamos novas ideias e, por fim, chegamos a proposta do Ventra”, afirma o diretor da Tramontina que este à frente do projeto, Osvaldo Steffani.
Homologado pela Anvisa, o Ventra sai pronto da fábrica como alternativa diante da alta demanda na rede hospitalar durante a pandemia. De acordo com a Tramontina, o objetivo do Ventra é ser um equipamento de suporte respiratório emergencial e transitório, podendo ser útil nas situações em que não há disponibilidade imediata de ventiladores de cuidados críticos, até que a situação seja solucionada