Já era final da manhã de domingo, 19, quando uma guarnição da Brigada Militar de Bom Princípio recebeu uma ligação denunciando que em determinada propriedade do município estava um gerador de energia que havia sido furtado. O indivíduo que portava o equipamento estaria inclusive anunciando a venda do gerador na internet. Indo até o local, na residência deste indivíduo, agentes da BM encontraram o equipamento descrito na ocorrência de furto.
O homem alegou ter comprado de outro morador de São Sebastião do Caí, de quem também comprou uma máquina de cortar grama e um home theater. Como não apresentou nota fiscal dos produtos, após o acusado autorizar a entrada na residência, todos foram apreendidos. Também foi localizado atrás da porta de um quarto dentro da residência uma espingarda calibre 32, marca Rossi, desmuniciada, que foi apreendida e, então, foi dada voz de prisão para o indivíduo e apreendido o celular.
Ainda na residência, foram visualizadas, ainda, gaiolas com pássaros silvestres presos e o proprietário não apresentou documentação sobre os animais. Dentro da impossibilidade de locomoção com as gaiolas e os pássaros, foi realizado contato com o Pelotão Ambiental. A esposa do preso ficou como fiel depositária dos 46 pássaros silvestres, e 36 gaiolas, responsabilizando-se pelos pássaros, conforme documento anexado, até se recolher os animais. O indivíduo foi conduzido à UPA de Bom Princípio para confecção do laudo e, depois, à DPPA de Montenegro na qual a autoridade policial lavrou o flagrante por posse irregular de arma de fogo, receptação e crime contra a fauna.