Policiais militares do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Montenegro realizaram na tarde de quarta-feira, dia 3, a uma prisão por caça ilegal, receptação e posse ilegal de arma de fogo, em Capela de Santana. O acusado foi abordado enquanto policiais averiguavam o furto de um motor de bombeamento de água de uma fazenda localizada às margens do Rio Caí.
Durante o patrulhamento embarcado, os policiais visualizaram o motor com as características repassadas parcialmente submerso. Ao averiguar as proximidades, foi abordado um indivíduo que, num primeiro momento, informou desconhecer a origem do objeto.
Na residência do suspeito, localizada próximo do local da abordagem, os policiais encontraram uma espingarda calibre 24 da marca Simplex Prever sem numeração aparente e sem registro. Ela estava municiada com oito balas calibre .24. Também foram encontradas cinco munições de calibre 28.
Além disso, foram localizadas na casa peles de diversos animais silvestres, como de jacaré, capivara e raposa, vários animais silvestres empalhados, entre eles uma jaguatirica, e grande quantidade de patas e dentes de animais. Foram encontradas, ainda, num freezer, duas corujas mortas. Houve, também, a apreensão de quatro armadilhas para captura de animais, fardamento do Exército, facas e três rede de pesca.
Durante a diligência, o indivíduo mudou sua versão referente ao motor furtado – que é avaliado em R$ 20 mil. O acusado disse que outras pessoas o deixaram no local para, depois, ele fazer a retirada dele.
Diante dos fatos, o indivíduo foi preso em flagrante e conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, juntamente com o material apreendido, onde foi efetuado o registro da ocorrência.