Lento. Dnit promete tapar a cratera junto à obra da ponte que ontem gerou lentidão. PRF irá interromper o trânsito
Se o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) cumprir o prometido, o dia começa complicado para quem se deslocar à Porto Alegre pela BR-386. Nesta manhã de quinta-feira, dia 27, uma equipe deve realizar reparo no quilômetro 427 da rodovia, junto à ponte interditada sobre o Rio Caí. A ação é esperada para as primeiras horas, todavia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não recebeu confirmação do horário
Seja como for, devido ao afunilamento para pista simples no sentido interior/ Capital, será pouco eficiente realizar alternância de fluxo com o sentido oposto. Assim, por ao menos meia-hora, o trânsito será interrompido.
Após um retorno de feriadão de Natal complicado, com circulação lenta e longas filas naquele trecho, a quarta-feira foi marcada pelo mesmo cenário. Se não bastasse a interminável obra de recuperação da ponte na divisa de Montenegro e Nova Santa Rita, agora, uma sequência de buracos justamente onde o fluxo se afunila deixa a circulação mais devagar. No fim da tarde de ontem, a fila de veículos ultrapassou 11 quilômetros. Um dos buracos é muito grande e os caminhões quase param para cruzá-lo. Carros ainda conseguem desviar (o que também reduz a velocidade), mas alguns motoristas estão caindo na “cratera”.
Conforma a Polícia, já há registro de veículos danificados quando a circulação está normal. Há mais de 15 dias, o órgão de segurança vinha pedindo solução ao Dnit, prevendo a confusão nos feriados de fim de ano. Agora, o que será feito é um remendo com asfalto frio que costuma durar poucos dias. Isso será sentido já neste final de semana, quando iniciam as saídas para o Réveillon, especialmente na praia.
Obra de recuperação da ponte só em abril
A reportagem do Ibiá questionou novamente o Departamento a respeito da obra de recuperação da ponte sobre o Rio Caí. Ao passar, se observa uma movimentação fraca de trabalhadores e nenhuma de máquinas. A autarquia recorda que a obra teve início dentro do segundo semestre de 2018; e que, assim, o tráfego deverá ser liberado antes da Páscoa de 2019.
Depois desta data ainda serão necessários alguns trabalhos finais, mas, segundo o Dnit, sem causar alteração no trânsito. “A previsão é de que a recuperação total seja no final do primeiro semestre de 2019”, diz o texto enviado pela assessoria de imprensa. O custo estimado da obra é de cerca R$ 9,4 milhões.
O órgão defende, ainda, que o local está devidamente sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. Mas a pior notícia é que “os recursos destinados para a manutenção das rodovias federais no ano de 2018 estão esgotados, dependendo da liberação de verba por parte do Governo de Federal por meio do orçamento de 2019”.