Hoje haverá novo congestionamento na BR-386

Lento. Dnit promete tapar a cratera junto à obra da ponte que ontem gerou lentidão. PRF irá interromper o trânsito

Se o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) cumprir o prometido, o dia começa complicado para quem se deslocar à Porto Alegre pela BR-386. Nesta manhã de quinta-feira, dia 27, uma equipe deve realizar reparo no quilômetro 427 da rodovia, junto à ponte interditada sobre o Rio Caí. A ação é esperada para as primeiras horas, todavia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não recebeu confirmação do horário
Seja como for, devido ao afunilamento para pista simples no sentido interior/ Capital, será pouco eficiente realizar alternância de fluxo com o sentido oposto. Assim, por ao menos meia-hora, o trânsito será interrompido.

Após um retorno de feriadão de Natal complicado, com circulação lenta e longas filas naquele trecho, a quarta-feira foi marcada pelo mesmo cenário. Se não bastasse a interminável obra de recuperação da ponte na divisa de Montenegro e Nova Santa Rita, agora, uma sequência de buracos justamente onde o fluxo se afunila deixa a circulação mais devagar. No fim da tarde de ontem, a fila de veículos ultrapassou 11 quilômetros. Um dos buracos é muito grande e os caminhões quase param para cruzá-lo. Carros ainda conseguem desviar (o que também reduz a velocidade), mas alguns motoristas estão caindo na “cratera”.

Conforma a Polícia, já há registro de veículos danificados quando a circulação está normal. Há mais de 15 dias, o órgão de segurança vinha pedindo solução ao Dnit, prevendo a confusão nos feriados de fim de ano. Agora, o que será feito é um remendo com asfalto frio que costuma durar poucos dias. Isso será sentido já neste final de semana, quando iniciam as saídas para o Réveillon, especialmente na praia.

Obra de recuperação da ponte só em abril
A reportagem do Ibiá questionou novamente o Departamento a respeito da obra de recuperação da ponte sobre o Rio Caí. Ao passar, se observa uma movimentação fraca de trabalhadores e nenhuma de máquinas. A autarquia recorda que a obra teve início dentro do segundo semestre de 2018; e que, assim, o tráfego deverá ser liberado antes da Páscoa de 2019.

“BORRACHÃO” se formou no ponto onde veículos pesados desviam para fora da pista de rolamento

Depois desta data ainda serão necessários alguns trabalhos finais, mas, segundo o Dnit, sem causar alteração no trânsito. “A previsão é de que a recuperação total seja no final do primeiro semestre de 2019”, diz o texto enviado pela assessoria de imprensa. O custo estimado da obra é de cerca R$ 9,4 milhões.

O órgão defende, ainda, que o local está devidamente sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. Mas a pior notícia é que “os recursos destinados para a manutenção das rodovias federais no ano de 2018 estão esgotados, dependendo da liberação de verba  por parte do Governo de Federal por meio do orçamento de 2019”.

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