HM Regional iniciará atendimentos pelo IPE Saúde em março

HOSPITAL segue sendo 100% SUS e deve atender 1.600 pacientes pelo IPE

Nessa terça-feira, 20, o HM Regional realizou a assinatura oficial do documento para credenciamento dos atendimentos IPE Saúde, que começa a atender os pacientes já no dia 5 de março no hospital. Após sete meses de trabalho construído entre o IPE e o HM, uma grande notícia é dada por Jeferson Alonso, o diretor executivo do HM: não foi reduzido o número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, foi possível realizar ajustes e readequações nos leitos para que não se perdesse nenhum do SUS.

Assim, foram apenas agregados os pacientes que serão atendidos pelo IPE. Portanto, instituição segue sendo 100% SUS. No HM, através do IPE, devem ser atendidos cerca de 1.600 usuários com a assinatura. Ainda, neste início não serão contratados novos profissionais. O trabalho continua com equipe já existente, assim como corpo clínico.

O IPE é o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, seus dependentes e pensionistas. A instituição trabalha com um conjunto de ações visando à prevenção de doenças, promoção, educação e assistência à saúde. Segundo Paulo Afonso Oppermann, presidente do IPE, a instituição é grande parceira do HM por ter o mesmo objetivo: valorizar a missão essencial que é o cuidado técnico com o paciente.

Por isso, para ele, quando se rema para o mesmo lado, a engrenagem funciona. “O foco do HM e do IPE são as pessoas que serão beneficiadas com o convênio”, assinala. Oppermann ainda destaca “orgulho e satisfação de estar presente”, afirmando que atualmente, o IPE congrega cerca de 250 hospitais e 700 clínicas com aproximadamente seis mil médicos.

Eliane Leser Daudt, representante da OASE, mantenedora do HM, também esteve presente no evento. “Nosso objetivo é o mesmo na OASE há 93 anos, que é servir com qualidade e amor aquele paciente que precisa de cuidados. Por isso, somos mais do que parceiros do IPE. Vamos fazer isso funcionar com todo mundo trabalhando junto”, evidencia. Ela ainda relembra que na próxima quinta-feira, 22, o HM completa seus 93 anos, afirmando que a assinatura do documento é um importante presente para a data.

Alonso ainda destaca que com a parceria consolidada, o HM deixa de ter apenas uma fonte de receita, que era o SUS. Com mais atendimentos através do IPE, maior é o faturamento, garantindo assim uma nova fonte de renda. “Precisamos trazer outras rentabilidades para o hospital e este é um momento importante para isso. Em um futuro bem próximo a gente acredita trazer uma situação financeira um pouco melhor para o HM”, enfatiza.

Ele também adianta que todo o paciente que chegar ao HM para ser atendido através do IPE, terá todo e qualquer atendimento que o SUS tem, sem restrições. Outro ponto adiantado é o local de entrada dos atendimentos pelo IPE, que ocorrerá através da Emergência, porém com fluxo separado e destinado ao seu setor respectivamente.

“São muitos servidores públicos que precisam ser atendidos”
Elisabete Pereira, diretora do 5º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) de Montenegro esteve presente na assinatura. Esta instituição será uma das principais beneficiadas com o atendimento pelo IPE no hospital. Ela explica que desde outubro de 2023 o CPERS, tanto de Montenegro quanto o Central, buscam pelo atendimento. Ela afirma que “a cidade tem muitos servidores públicos que precisam ser atendidos”. Indignada, mas esperançosa, Elisabete quer garantia de atendimento de qualidade para os servidores.

“É viável nós tirarmos o valor do nosso contracheque, não saber para onde vai e quando está doente não saber onde vai procurar? Isso é uma calamidade para o servidor público que tem todo mês um valor específico sendo descontado dele. Espero que esta seja uma luz bem direcionada para todos os nossos servidores e que a partir do dia 5 a gente já tenha alguma coisa e que nós sejamos atendidos bem, com qualidade”, finaliza. O evento ainda contou com a presença do diretor técnico do HM Regional, Jean Ernandorena e representantes do Legislativo.

Confira fotos

Últimas Notícias

Destaques