Cinco equipamentos foram enviados pelo Estado nessa quinta-feira
O Hospital Montenegro 100% SUS recebeu cinco camas e cinco respiradores beira-leito do Governo do Estado; que serão usados para a abertura de quatro novos leitos de UTI Covid. A casa de saúde tem, hoje, seis específicos para a doença e outros dez clínicos que, no momento, também são usados, na maioria, para pacientes contaminados. Os equipamentos são do novo lote do Estado, parte comprado e parte doado pela empresa JBS.
Não há datas, porém, para que os novos leitos sejam, efetivamente, abertos. “O mais rápido possível. Queremos que seja antes do mês de abril”, adianta o diretor executivo do HM, Carlos Batista. Já foi feita a inspeção do hospital por parte da vigilância em Saúde do Município e, agora com os equipamentos, iniciam-se os trâmites de documentação para o credenciamento. O Hospital, desde a semana passada, está com processo seletivo aberto para a contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, em antecipação à habilitação.
Batista explica que o equipamento extra – são cinco para quatro leitos – ficará na retaguarda para reforçar a UTI clínica, que é voltada para pacientes sem a Covid-19, mas que, hoje, está com oito dos dez leitos ocupados com pacientes contaminados. “Nossa ideia é tentar manter quatro leitos de clínica que serão usados se necessário. Continua dando acidentes, a Samu segue trazendo outros pacientes”, aponta.
À nível de Estado, desde o início da pandemia, foram abertos 1.370 novos leitos UTI SUS no Rio Grande do Sul. Eram 933 e agora são 2.303. Até 30 de junho de 2020, foram abertos 534 leitos e, até 31 de dezembro, outros 451. Em 2021 foram 20 leitos abertos em janeiro, 131 em fevereiro e 234 em março, até o momento.
SUPORTE VENTILATÓRIO
O Hospital Montenegro também recebeu nessa quinta-feira outros cinco respiradores de suporte ventilatório destinados a pacientes em situações menos graves. Eles foram enviados pelo Ministério da Saúde. Foram uma solicitação da secretaria de Saúde e da vereadora Camila Oliveira (Republicanos), encaminhada à pasta pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL)