Aparelho hospitalar foi doado pela Braskem em parceria com o BNDS
Na manhã dessa quinta-feira, 14, o Hospital Montenegro 100% SUS (HM) recebeu a doação de um novo equipamento de raio-x móvel. A ação foi possível devido à parceria entre a empresa Braskem e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), através do projeto Salvando Vidas, que visa ampliar e otimizar o atendimento de saúde da comunidade. O processo para doação do aparelho iniciou em 2021 e, agora, a ação se concretiza.
Carlos Batista, diretor executivo do HM, explica que a casa de saúde tinha apenas um aparelho de raio-x móvel, adquirido há quase dez anos, e que apresenta alguns desgastes. Por isso, a doação chega com extrema importância. “Um paciente traumatizado, por exemplo, que está na emergência, não vai precisar ser deslocado para outros locais para fazer exame de raio-x, pode-se levar o aparelho até ele. Os pacientes que estão à beira leito, que são difíceis de transportar, também serão beneficiados com este aparelho móvel”, destaca.
Batista relembra que está prevista a inauguração da nova ala de pronto socorro no Hospital, por isso, o equipamento novo pode ser destinado à área, e o que o HM já possuía continuará sendo utilizado em outros setores. “É de suma importância e nos dá uma agilidade muito grande, melhorando e qualificando o atendimento”, acrescenta.
O diretor executivo reforça que, como a demanda do hospital cresce constantemente, a quantidade de exames também aumenta. “É um aparelho que vai ter muito uso, como o outro já tem. A gente poder ter dois equipamentos é um luxo. É um aparelho que dura de 10 a 15 anos, então vão ser muitos atendimentos para que a gente possa qualificar o atendimento para Montenegro e Vale do Caí”, conclui Batista.
Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, aproveitou o momento para agradecer o BNDS, OASE e o HM pela parceria. “Toda empresa tem sua parte de responsabilidade social, e nós estamos cumprindo a nossa. A saúde é a base de tudo e estamos muito felizes por contribuir com a de Montenegro e região.”
A presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), Eliane Leser Daudt, muito emocionada, fez seus agradecimentos e destacou que a missão da Ordem segue: viver para servir. Para ela, a ação dá continuidade ao trabalho em conjunto com o HM para servir à comunidade da região. “Receber este equipamento é uma satisfação e não tem preço. A saúde é a coisa mais importante que temos. Vamos lutar por ela”, finaliza. A cerimônia ocorreu no auditório do Hospital, com a participação, ainda, de integrantes da Efica e colaboradores do HM.