HM inaugura equipamentos e espaços no aniversário

100% SUS. Mesmo com dificuldades financeiras, hospital que é referência ao Vale do Caí tem muito para comemorar

São 88 anos cuidando da saúde de milhares de pessoas de Montenegro e do Vale do Caí. Não estamos falando de nenhum profissional da área da saúde, mas sim do Hospital Montenegro, que festejou o seu aniversário no dia 22 de fevereiro, sexta-feira. A comemoração contou com a presença de diversas autoridades políticas, religiosas, secretários de saúde da região, empresários e lideranças sociais, na sede da instituição.

Uma galeria de fotos históricas, que mostram a evolução da construção do prédio da casa de saúde e a aquisição de equipamentos modernos, foi apresentada no início de uma visita guiada. Em seguida, a direção do HM apresentou o novo equipamento chamado Arco Cirúrgico, que será utilizado durante cirurgias, permitindo amostra de imagens de Raio-X em tempo real.

Novo Centro de Materiais Esterilizados possui equipamentos tecnológicos

A máquina tem funções para cirurgias gerais e de traumatologia. De acordo com Carlos Batista, diretor administrativo do HM, o Arco Cirúrgico é o primeiro equipamento importado pela instituição, sendo originário do Japão. “Os recursos deste equipamento iniciam a primeira execução de uma emenda parlamentar no Hospital Montenegro. Foi uma indicação do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD)”, afirma o diretor.

Os convidados também acompanharam a reinauguração do Centro de Materiais Esterilizados (CME), no Centro Cirúrgico. No local são realizados os procedimentos de limpeza, desinfecção, esterilização e preparo dos materiais utilizados nas cirurgias.

A reforma foi realiza com a adequação das salas conforme a legislação determina. O item principal do espaço é o Autoclave, uma grande máquina que esteriliza as ferramentas cirúrgicas.

Ao ar livre, na presença de grande parte da equipe do HM, ocorreu outra inauguração. Trata-se do Espaço de Convivência dos Servidores, localizado no jardim da instituição, ao lado do refeitório. Bancos, pergolado e dezenas de plantas compõem a nova área criada para descanso e outras atividades externas.

Para finalizar a programação, os participantes foram reunidos no refeitório para um momento formal, com discursos e falas dos representantes religiosos, os quais abençoaram os trabalhadores da casa de saúde. Ocorreu, ainda, o Lançamento do Compliance, um programa de Integridade Corporativa (programa de integridade e transparência definido por lei), apresentação do Protocolo de Sepse (prevenção de infecções), demonstração de equipamentos adquiridos pela Consulta Popular e emendas parlamentares e um coquetel comemorativo.

Uma vida inteira acompanhando o hospital
Nadir Borchardt Dias, 88 anos, nasceu em abril de 1930, quase um ano antes da abertura das portas do Hospital Montenegro. A montenegrina acompanhou, desde pequena, os acontecimentos que envolveram o HM. “Desde pequena eu já estava envolvida aqui. Meus pais eram convidados a vir auxiliar o hospital, pois a comunidade sempre foi chamada para colaborar”, comenta a professora aposentada.

Há cerca de 60 anos, Nadir participa da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), sendo eleita presidente da entidade em 1979, permanecendo no cargo até 1999. Em 2007, Nadir Borchardt Dias assumiu mais uma vez a presidência, permanecendo durante todo aquele ano.

Nadir atua há 60 anos na OASE e por duas vezes foi a presidente

A voluntária diz que muitas lutas foram necessárias para manter a instituição. Ela cita que a falta de cooperação dos governos sempre foi uma realidade do HM, o que não desanimou as incansáveis batalhadoras da OASE. “Tomara que eu ainda possa fazer muita coisa pelo Hospital”, destaca.

Após participar das inaugurações de equipamentos e modernas salas, Nadir comentou que fica espantada com tanta tecnologia. “Antes tudo era manual”, acrescenta. Enquanto caminhava pelos corredores do HM, com a reportagem, Nadir afirmou que ainda era do tempo do pequeno prédio, que hoje é um grande espaço para o cuidado da saúde de 7 mil pacientes mensais.

Últimas Notícias

Destaques