Herança alemã do Canto Coral será enaltecida, neste domingo

ALEMÃ. Edição 20 do Festival comemora os 200 Anos da Imigração

A partir das 9 horas da manhã do próximo domingo, dia 25, uma das heranças culturais dos imigrantes alemães será enaltecida, com o XX Festival de Coros de Brochier. A tradição das sociedades de canto fundadas pelos primeiros colonos e ampliada pelos descendentes ainda está viva no Rio Grande do Sul, cumprindo o papel de espaço de integração e expressão, além de manter viva sua língua mãe, a Hunsrückisch.

“E também para amenizar a saudade da terra natal”, reitera Adriano Roberto Krahl, maestro do Coral Municipal e do Coro Jovem Vida Encanto, de Brochier. O primeiro foi fundado em abril de 2001, com Auri Büttenbender como primeiro regente, e que hoje tem 20 integrantes. O coral infantil foi fundado em 2002 e em 2006 passou a ser chamado de Vida Encanto, tendo hoje 35 integrantes. Ambos são como projetos culturais da Prefeitura, sendo anfitriões deste festival realizado por 20 anos.

O motivo desta longevidade, assinala o regente Krahl, é justamente a longa tradição dos corais, sendo que dezenas ainda estão ativos em Brochier, ligados a sociedades culturais ou comunidades religiosas. “É uma tradição que veio junto com os imigrantes alemães”, reiterou. Entre os mais tradicionais, Krahl citou o Aliança, do Centro; o São João, que é da Igreja Católica; e ainda o mais antigo, Sociedade de Canto Lyra, na localidade de Linha Pinheiro Machado.

Coral da Sogipa será atração do XX Festival de Coros de Brochier, nesta dia 25. Foto: Reprodução Internet

Em Linha Pinheiro Machado está um dos mais antigos no estado
O grupo de Linha Pinheiro Machado está entre os mais antigos do Rio Grande do Sul, tendo sido fundando em 1º de outubro de 1881. “Pois aqui na região de Brochier a vinda das famílias alemãs se deu a partir de 1868”, lembrou o atual regente Rubio Kleber. Essas famílias vieram de Dois Irmãos, Ivoti, Picada 48 e São Vendelino, adquirindo propriedade em terra loteada na “picada” dos Irmãos Brochier.

Ele iniciou com o nome de Liederkranz, que, em virtude da proibição da língua alemã no período da II Guerra Mundial, trocou para Sociedade de Canto Lyra na década de 40. Essa história está preservada no Memorial Neu Frankreich, na comunidade Linha Pinheiro Machado. Hoje o Coral Lyra possui 10 é composto por 10 homens. Sua importância é enaltecida, ainda que não esteja na programação do XX Festival, sendo que realiza o seu próprio Encontro de Corais em 4 de outubro.

O Festival de Coros de 2024 está na programação de Brochier para celebrar os 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil. A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Cristiane Maria Scherer, assinala que, dentro deste conceito, foi solicitado que cada coral convidado execute ao menos uma música em Alemão.

Corais convidados

Coral Municipal e Coro Jovem Vida Encanto, ambos de Brochier; Coral da Sogipa, de Porto Alegre; Coral Tom de Mulher, de Nova Petrópolis; Coral Municipal de Pareci Novo
*evento será no Auditório do Centro Administrativo

Memorial Neu Frankreich, do Canto Lyra, é um verdadeiro arquivo dos 200 anos da Imigração no Vale do Caí

Últimas Notícias

Destaques