Por volta das 15h40min, um helicóptero da empresa TRI Táxi Aéreo, prefixo PT – HOJ, roubado neste sábado (08), foi encontrado perto da Tabaí-Canoas, entre Montenegro e Triunfo. A aeronave teria decolado em Canela, de onde havia sido contratado em fretamento. Os dois homens que ocupavam a aeronave deram voz de assalto ao piloto pouco antes do pouso.
Ao chegar no solo, após os bandidos forçarem a aterrissagem, o piloto foi rendido por um homem, que usava mascara. Esse o amarrou e retirou sua camisa. Em seguida, ele viu mais quatro ou cinco homens, todos de fuzil e pistola, que tiraram todos utensílios móveis da aeronave incluindo o GPS. Um dos assaltantes realizou um sobrevoo após fazer perguntas técnicas sobre o helicóptero. Uma das perguntas, segundo relato do piloto aos policiais, foi se a aeronave suportava 150kg e mais quatro pessoas.
O piloto foi retirado do helicóptero e conduzido em um Corolla até Porto Alegre, sendo liberado na região da Vila Dique. De acordo com o Batalhão de Aviação da Brigada
Militar, um grupo armado aguardava a aeronave em uma fazenda no município de Triunfo.
O helicóptero foi localizado pelos policiais com as portas arrancadas e cordas no interior. Quem fretou a aeronave foi uma pessoa de nome Wilian que estava em um veículo que ficou no aeroporto de Canela. Ele relatou que decolou de Canela às 11h, do aeroporto de Canela, e às 11h30min pousou em Triunfo em uma fazenda, que fica entre Montenegro e Triunfo.