A Funerária Vargas informou que o sepultamento do empresário Heitor José Müller, falecido nessa terça-feira, 8 de junho, está marcado para as 17h de hoje, no Cemitério Municipal de Montenegro. Os atos fúnebres ocorrem na Capela Mortuária São João. “O uso da máscara de proteção é obrigatório”, destacou a prestadora de serviços.
Nascido em Tupandi, quando o atual município ainda era distrito de Montenegro em 1940, Heitor José Müller havia completado 81 anos de idade no último sábado, dia 5. Ele faleceu às 6h35, por falência orgânica múltipla. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde 17 de maio, com insuficiência cardíaca descompensada e infecção respiratória. Deixa a esposa, a senhora Nilsa, com quem era casado há 59 anos. Também, três filhos, Gerson, Gilberto e Jaqueline; seis netos e um bisneto.
“Ele era focado em fazer o bem. Não tinha maldade na cabeça dele”, lembra o filho Gerson Müller, sem esconder a emoção. “Ele estava sempre construindo. Construindo soluções, construindo empresas, construindo relacionamentos. Eu já recebi tantas mensagens de pessoas de tudo o que é lugar. Por onde ele passava, ele deixava um rastro de reconhecimento, de admiração, que em poucas pessoas eu vi.” Gerson lembra de um pai de personalidade forte, sempre muito amoroso com todos. “Ele sempre foi um cara muito família. Deixou bons exemplos para nós. É uma grande perda essa que a gente está tendo, mas ele deu o exemplo que ele podia. Ele deixou muitas coisas boas pra gente”, completa.
Heitor Müller foi um dos fundadores da Frangosul em 1974. Ele também participou, em 1990, da fundação da Agrogen SA; e, em 2000, da Novagro Granja Avícola SA – todas de Montenegro. Foi sócio-fundador da Deltapar Investimentos AS; e diretor-presidente da Fundimisa, de Santo Ângelo.
Ele presidiu a Associação Comercial e Industrial de Montenegro, a Associação Gaúcha de Avicultura e a União Brasileira de Avicultura; e fundou o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul. Na década de 1970, foi vereador em Montenegro e dirigiu diversas entidades e clubes de serviços locais. Entre 2011 e 2017, comandou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Como liderança e referência empresarial, foi um dos grandes responsáveis pela instalação em Montenegro das escolas do Sesi e do Senai, bem como pela implantação do Centro de Atividades do Sesi.