JOVEM estava pescando com amigos quando perdeu a vida nas águas do Rio Caí
André Luis Specht, de 22 anos, foi a 6ª vítima de afogamento na região entre os dias 15 de dezembro de 2020 e 9 de janeiro deste ano. No período, essa é a segunda morte registrada em Harmonia. André teria tentado atravessar o rio, na localidade de Vila Rica, quando desapareceu no manancial, na tarde desse sábado, dia 9. Depois de cerca de duas horas realizando buscas, os Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí encontraram o corpo.
Conforme o comandante da corporação dos Bombeiros Voluntários do Caí, Anderson Jociel Rosa, André foi achado por volta das 18h50min. O afogamento ocorreu em um ponto do rio que apresenta cerca de 12 metros de profundidade.
André era morador de Harmonia e, segundo Ernani Forneck, prefeito da cidade, estava acampando com amigos. No momento da tragédia, os jovens pescavam no rio. “Ele não morreu na área de balneário, estava acampando. Ele e os amigos foram atravessar o rio e ele acabou se afogando”, diz Ernani em relação ao afogamento.
André foi sepultado no Cemitério Católico de Harmonia, no domingo, dia 10. A reportagem tentou contato com o irmão da vítima, mas não obteve resposta.
Em relação ao primeiro afogamento registrado na cidade, no dia 15 de dezembro, o prefeito Ernani afirma que não foi acidental. “Ele se atirou na água para se matar, foi suicídio”, diz o gestor público. A informação é reiterada pelos bombeiros que participaram das buscas e ouviram relatos de familiares do homem de 56 anos.
Ernani destaca que a cidade não tem balneários públicos. Os dois locais existentes são particulares e contam com todas as orientações necessárias para manter a segurança dos frequentadores. Contudo, o prefeito diz que irá solicitar aos gestores desses locais que intensifiquem ainda mais as orientações preventivas. “O município vai reforçar essas orientações para não aconteçam acidentes”.
Cinco das seis mortes registradas na região foram nas águas do Caí, fora as duas em Harmonia, há vítimas na Feliz, Bom Princípio e Vale Real. Em Maratá, na quarta-feira, dia 6, Samuel Leandro Schwingel, de 28 anos, de Lajeado, morreu nas águas da cascata Vitória.