Um anel colorido ao redor do Sol encantou várias pessoas hoje. O arco de luz semelhante a um Arco-íris é um fenômeno conhecido como Halo Solar.
O fenômeno ocorre na Troposfera, a cerca de 17 mil metros de altitude, quando a luz do sol é refletida por cristais de gelo presentes na atmosfesra terrestre. Esses cristais fazem o efeito de um prisma e produzem um caleidoscópio cromático que brilha de 5km a 10km acima de nós. Eles “filtram” diferentes cores das ondas luminosas solares.
Esse fenômeno ocorre nesses períodos em que há diferença de temperatura entre o dia e a noite, quando os cristais de gelo se formam na Troposfera. Um fenômeno como esse é um grande aliado dos meteorologistas, já que ocorre nas nuvens cirrostratus, que servem para prever a aproximação de um sistema frontal – ou seja, pode vir chuva por aí.
Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.