Guarda Municipal participa de barreira policial em treinamento para assumir fiscalização do trânsito

No próximo dia 15 de março, sexta-feira, a Guarda Municipal (GM) de Montenegro conclui o curso de 776 horas/aula iniciado em 6 de novembro do ano passado. Com isso os guardas municipais estarão habilitados para fiscalizar o trânsito na zona urbana do município, assim como andar armados.

Uma capacitação importante para a fiscalização do trânsito ocorreu na manhã da última sexta-feira, 1º de março. Um total de 18 guardas municipais participaram de uma barreira policial, na Avenida Ivan Zimmer, entre os bairros Municipal e Industrial. Na ocasião, sob orientação dos instrutores da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) da Brigada Militar e com o apoio do 5º BPM, através da Rocam, os guardas verificaram a documentação de motoristas e veículos que trafegavam pela via, além de orientações sobre abordagens e revistas. “É uma instrução prática, valendo como aula e fiscalização”, destacou o diretor da Guarda Municipal, Trânsito e Segurança, Airton Silva dos Santos.

O segundo-sargento RobersonOleques, da EsFES, coordenou os trabalhos, ressaltando que o foco da fiscalização era quanto à situação dos condutores e veículos, podendo ser aplicadas multas e realizadas apreensões. “Essa interação dos agentes é de suma importância como forma de prevenir e educar na questão do trânsito. E para saber como se portar nas suas funções dentro de uma operação”, frisou. Além de documentação irregular, como falta de carteira nacional de habilitação (CNH) e licenciamento vencido, foram percebidas infrações como não utilização de cinto de segurança e uso de telefone celular ao volante.

Com a Guarda Municipal podendo assumir a fiscalização de trânsito, a Brigada Militar poderá focar mais o seu efetivo no combate aos crimes, aumentando a segurança no município. O diretor Airton Santos destaca que o curso está na fase final. “O efetivo estará capacitado para atuar”, afirma, lembrando que então será encaminhada a documentação ao Exército, que autoriza a utilização de armas, além do convênio possibilitando fiscalizar o trânsito. Ainda não se tem previsão de quando isso irá acontecer, mas a expectativa de Airton é para ainda neste ano. “Estamos trabalhando para que isso ocorra o mais breve possível”, completa. Desde a sua fundação, em 1992, a Guarda Municipal é apenas patrimonial, sendo responsável por atuar na preservação do patrimônio do município, como em praças, parques, escolas e outros espaços públicos.

Últimas Notícias

Destaques