Após a rodada de dados do sistema de Distanciamento Controlado do Estado, realizada no último sábado, 20, Montenegro ficou em bandeira vermelha. Sendo assim, esta terça-feira foi bastante diferente do habitual nas ruas do Centro, com muitos estabelecimentos fechados e comerciantes cheios de dúvidas. Por isso, durante todo o dia, a Guarda Municipal esteve orientando os comerciantes quanto ao fechamento dos estabelecimentos, que em grande parte, estavam funcionamento de portas entreabertas.
Diego Rodrigues, integrante da Guarda Municipal explica que as orientações começaram a ser dadas desde a rua Ramiro Barcelos, próximo a rodoviária e todo o Centro foi percorrido. “A gente não está notificando e sim orientando. O pessoal está com dúvidas e ainda mais irão surgir. Não sabem o que se enquadra ou não no fechamento então a gente orienta”, pontua.
Mas ainda assim, Rodrigues salienta que o maior problema são as aglomerações nas ruas. “As pessoas confundiram antes o poder trabalhar, o poder ir aos mercados com poder sair para beber, para fazer festa em postos, por exemplo. Não é assim, então precisamos orientar. Estamos fazendo o possível”, afirma. Ele ainda comenta que o trabalho de orientação aos trabalhadores do comércio deve seguir por mais alguns dias, tudo a fim de diminuir o contágio pela Covid-19 no município.