A Guarda Municipal Civil de Montenegro está dando um passo importante para estar capacitada a atuar na fiscalização do trânsito da cidade e também andar armada. Ontem, segunda-feira, 6, iniciou o Curso de Formação ministrado por instrutores da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES) da Brigada Militar. A aula inaugural aconteceu na Estação da Cultura, com a participação de vinte guardas.
O diretor da EsFES, major Oscar Bessi Filho, destacou a importância de se investir na segurança pública. “Os municípios que estão enxergando mais longe estão qualificando a sua Guarda Municipal”, salientou, colocando as dependências da escola da Brigada Militar à disposição para a realização do curso. Já o prefeito em exercício, Felipe Kinn, disse que a capacitação dos guardas é um grande avanço e vai tirar também a sobrecarga da Brigada Militar, que assim poderá focar mais no combate a criminalidade.
O comandante da Guarda Municipal, Airton Silva dos Santos, diz que os guardas receberão um total de 776 horas/aulas. “A nossa Guarda Municipal é a segunda mais antiga do Estado, mas o efetivo não teve o curso de formação. Agora estamos corrigindo isso”, esclarece. “Vai dar uma grande capacitação”, garante, declarando que o curso deve se estender até março do próximo ano.
Atualmente a Prefeitura tem convênio com a Brigada Militar para que atue na fiscalização do trânsito, mas a BM não dispõe de efetivo suficiente para atender essa demanda. Já os guardas municipais são responsáveis por zelar pelo patrimônio público do município, como escolas, Praças, parque e demais prédios da Prefeitura. Com a Guarda Municipal assumindo o trânsito da zona urbana, inclusive podendo aplicar multas, os policiais militares poderão focar mais no combate dos crimes. De acordo com Airton, o atual governo já vem investindo na aquisição de equipamentos e viaturas. Entretanto, para assumir o trânsito será necessário ampliar o número de efetivo e equipamentos.