Os grupos da Maturidade Ativa Sesc de Montenegro e Pareci Novo receberam na quarta-feira, 20, o Reconhecimento Diretrizes. A entrega da distinção foi realizada durante a XVI Convenção da Maturidade Ativa Sesc, em Torres. O evento reúne integrantes de 80 grupos de todo o Estado e tem por objetivo promover ações que ampliem o repertório cultural, artístico e recreativo dos participantes, proporcionando novas aprendizagens e valorizando as ações de êxito e relevância.
Voltado para pessoas a partir dos 50 anos, o Programa Maturidade Ativa Sesc trabalha com quatro pilares: Relações Intergeracionais, Gerontologia como Tema Transversal, Protagonismo do Idoso e Envelhecimento Ativo. A distinção reconhece a área mais trabalhada pelo grupo ao longo do ano de 2019. No caso de Pareci Novo, foi o Protagonismo do Idoso, que incentiva os participantes a redescobrirem suas capacidades e potencialidades e os estimula a utilizá-las em prol das pessoas e da comunidade. Essa diretriz reconhece o idoso como um potencial agente de transformação social e o estimula a resgatar seus sonhos e projetos de vida, para assim sentir-se realizado, reconhecido e valorizado.
Já o grupo de Montenegro realizou mais ações na área do Envelhecimento Ativo, que busca propiciar um espaço no qual os idosos possam desenvolver seus potenciais criativos, tornando-se pessoas mais saudáveis e cientes dos seus direitos e deveres, além de atuarem com autonomia e independência. O objetivo dessa diretriz é ressignificar o envelhecimento com atividades que promovam amizades, fortaleçam vínculos, possibilitem a ressocialização e engajamento em causas sociais, contribuindo com a construção de uma vida melhor para esta e para as próximas gerações.
Mais informações sobre o Programa Maturidade Ativa Sesc podem ser conferidas no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa/.