Foliões de todas as idades se reúnem na noite deste sábado, dia 18, junto à sede da Associação Comunitária do Bairro Industrial para celebrar o 12ª Grito de Carnaval promovido pela entidade. O evento teve início às 20h e segue até a madrugada deste domingo. A animação está por conta do Bloco da Esubi, do Bloco Unidos do Bairro Senai (UBS) e do Pagodinho Chico e Banda.
Responsável pelo Bloco da Esubi, Alexsandro de Vargas, o Chico, reverenciou a data. “Algumas pessoas acham que não, mas Carnaval é cultura. Carnaval é a oitava maravilha do mundo”, afirmou. Segundo ele, é cansativo realizar eventos como o desta noite, mas vale pena. “Está no sangue. A gente faz porque gosta”, assegurou.
Representante do Bloco da UBS, Toni Anderson de Souza, o MC Tony, destacou que o Carnaval em Montenegro tem uma grande história e não pode deixar de ser celebrado. “A gente tem uma caminhada forte. O objetivo do Carnaval é promover a festa do povo”, disse. Inclusive, ele já adiantou que no dia 4 de março, na quadra poliesportiva da Esperança, haverá uma muamba de Carnaval.
Entre as dezenas de pessoas presentes no Grito de Carnaval, uma presença ilustre: a embaixatriz destaque no Carnaval do Rio Grande do Sul 2023, a montenegrina Isabel Souza. Marcando presença em diversos eventos carnavalescos montenegrinos ao longo dos anos, Bebel, como é conhecida, destacou a importância da folia. “Carnaval pra mim é vida e alegria. Eu amo o Carnaval”, enfatizou.
Prefeitura promete folia para o dia 11 de março
A folia de Carnaval continuará em Montenegro até o dia 11 de março, quando a Prefeitura irá promover uma feste de sua no centro da cidade. De acordo com a diretora municipal de Cultura, Mara Ribeiro, a ideia é que a festa comece cedo, por volta das 17h, com o Carnaval infantil. A princípio, as comemorações estão marcadas para a rua Capitão Cruz, junto à Praça Rui Barbosa, no centro da cidade.
Logo após a festa das crianças, acontecerá uma grande celebração de Carnaval com a participação de blocos locais, atrações locais e uma atração em nível estadual. Segundo Mara, como será apenas um dia de comemorações, a ideia é que as atrações sejam voltadas para todos os públicos. “Será um dia para celebrar o Carnaval que há anos não é festejado no Centro”, enfatiza. “Quanto mais pessoas se envolverem, criando blocos e grupos para festejar, mais bonito será o evento”, salienta.
Antes disso, no dia 4 de março, o projeto “Famílias na Praça da Timbaúva” será realizado tendo como tema o Carnaval. O evento, promovido pelo Telecentro/Biblioteca Timbaúva e outros grupos e entidades da cidade, contará com show da banda Resenha do Dioguinho e apresentação da embaixatriz destaque no Carnaval do Rio Grande do Sul 2023, a montenegrina Isabel Souza. Haverá, ainda, troca-troca de livros, feira de produtos artesanais e food trucks. A ação ocorre das 17h às 21h.