Decisão. Tricolor encara o Flamengo hoje à noite por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Torcida está confiante
Dia de decisão para o Grêmio! Em um Maracanã lotado, a equipe tricolor busca comprovar sua força e eliminar o Flamengo da Copa do Brasil. O time e a torcida estão mais do que acostumados com esse tipo de jogo, mas a cada partida decisiva, a expectativa dos aumenta. Válido pelo jogo de volta das quartas de final do torneio nacional, o duelo de hoje entre cariocas e gaúchos inicia às 21h45min.
Os primeiros 90 minutos do confronto terminaram empatados em 1 a 1. Como a partir deste ano a Copa do Brasil não tem mais o chamado “saldo qualificado” (peso maior para gol marcado fora de casa), nenhuma das duas equipes inicia a partida desta quarta-feira em vantagem. Quem vencer avança, e se o jogo terminar empatado novamente, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
O técnico Renato Portaluppi conta com todos os titulares para a partida desta noite. Completamente recuperado das dores na coxa direita, o atacante Everton voltou a atuar no último domingo, fez o último gol da goleada sobre o Vitória e é a principal arma da equipe para calar a torcida do Fla no Maraca, que deve ter mais de 50 mil pessoas nesta quarta. Com todo o grupo à disposição, o treinador do Grêmio faz mistério em duas posições para o jogo de hoje.
Na lateral-esquerda, Bruno Cortez e Marcelo Oliveira disputam a titularidade. Após atuação segura no final de semana, Cortez deve ser o escolhido para iniciar a decisão de hoje. No meio-campo, o volante Jaílson teve grande participação no 4 a 0 sobre o Vitória e se credenciou para atuar ao lado de Maicon. Desta forma, o experiente Cícero iria para o banco. Assim, a provável escalação gremista tem Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jaílson (Cícero), Maicon, Ramiro, Luan e Everton; André.
Depois de vencer o Cruzeiro no último domingo pelo Brasileirão atuando com força máxima, o Flamengo deve ter o retorno de dois titulares para o jogo desta quarta. Desfalques por suspensão no final de semana, Renê e Cuéllar voltam ao time esta noite. A maior dúvida do técnico Maurício Barbieri está no ataque. O rubro-negro deve entrar em campo com Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Henrique Dourado (Lincoln ou Uribe).
Mesmo que o Grêmio não tenha feito uma grande apresentação no jogo de ida, os tricolores estão otimistas para a decisão desta noite. “O confronto está completamente em aberto. O Grêmio tem total condição de vencer. A ausência do gol qualificado fará com que as duas equipes joguem no ataque. Na minha opinião, é o momento para o Renato apostar na velocidade. Estou confiante, tenho certeza que o Grêmio fará uma brilhante partida e passará para a próxima fase”, afirma o torcedor Leonardo Alex da Silva, 22 anos.
Para Jaime Büttenbender, o técnico Renato Portaluppi deve adotar uma postura mais cautelosa para atuar no Maracanã. “O confronto começa 0 a 0. Quem precisa mostrar força é o Flamengo, jogando em casa. O Grêmio deve se defender e apostar nos contra-ataques. Foi assim que o time ganhou os maiores títulos da história”, analisa.
Gremistas confiam no planejamento realizado pelo clube
Assim como em 2017, quando foi campeão da Libertadores da América, o Grêmio vem priorizando as competições de mata-mata e utilizando muitos reservas no Campeonato Brasileiro. Como o planejamento deu certo na temporada passada, Leonardo Alex acredita que a tática pensada por diretoria e comissão técnica é a correta. “O planejamento desta temporada tem como base o que foi feito ano passado. Então, tenho total confiança na diretoria e na comissão técnica quanto a isso”, destaca.
De acordo com Leonardo Alex, os suplentes do Grêmio têm condições de manter o time na disputa pelo Brasileirão. “Por mais que cause estranheza e até mesmo indignação em muitos torcedores, a priorização é necessária para o plantel do Grêmio. Apostar nas três frentes sabemos que é impossível, até porque temos muitos históricos de lesões no grupo. Eu priorizaria os torneios de mata-mata e colocaria o Brasileiro em segundo plano, mas sem deixar de ser competitivo. O time reserva se mostrou capaz de nos manter entre os líderes”, aponta.
Mesmo que o tricolor precise fazer o resultado para seguir adiante na Libertadores e na Copa do Brasil, o torcedor vê o clube em um grande momento. “Considero a fase tão boa quanto no ano passado. Claro que a saída do Arthur nos deixou apreensivos, mas alguns dos jovens estão demonstrando bom futebol. Temos um time extremamente competitivo e continuamos como um dos favoritos nas competições que disputamos”, enaltece.
Confiante para a sequência da temporada, Jaime aposta na experiência do elenco em decisões. “Na Copa do Brasil e na Libertadores, os mais experientes devem jogar. No Brasileiro, está dando certo usar os reservas, pois os jogos valem pontos e não vaga, como é no mata-mata. Acho que o clube não deve priorizar nenhuma competição”, complementa.