Seguindo a estratégia de mandar um time reserva a campo no Brasileirão para priorizar os jogos do meio da semana da Copa do Brasil e Libertadores, um Grêmio alternativo entrou em campo na noite de domingo na Arena e não decepcionou o torcedor gremista. Com gols de Douglas, Jailson, Pepê e Everton, a equipe de Renato Portaluppi venceu o Vitória por 4 a 0 e assumiu a terceira posição na tabela, ultrapassando o rival Inter.
A vitória gremista começou a ser construída ainda no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Leo Gomes fez boa jogada na lateral e levantou na área. Douglas apareceu entre os zagueiros e completou de cabeça. O goleiro Ronaldo defendeu, mas deu rebote. A bola voltou aos pés de Douglas, que estufou a rede e voltou a marcar com camisa gremista após quase dois anos.
Mostrando-se 100% recuperado das lesões que o afastaram do gramado e confiante, Douglas começou a jogada do segundo gol aos 20 minutos ao roubar bola no campo de ataque e puxar contra-ataque. O passe para Jailson não saiu perfeito, mas o volante gremista teve espaço para ajeitar e finalizar no canto esquerdo do gol de Ronaldo para marcar o 2 a 0.
O terceiro tento saiu dos pés do garoto Pepê, aos 12 minutos da segunda etapa. Ele recebeu passe de Marinho na ponta da área, gingou e bateu. A bola desviou na zaga e morreu no fundo do gol do Vitória.
Everton, que entrou no lugar de Pepê, marcou o quarto gol gremista aos 36 minutos. O camisa 11 puxou contra-ataque e tocou para Jael, que finalizou com força. No rebote, Everton apareceu livre na área para fechar a goleada.