Grafitagem como ferramenta de prevenção ao Aedes aegypti

Ação fez parte da Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti

Com um acesso plural a arte do grafite é uma forma de expressão, que na modernidade surgiu nos guetos Nova Iorquinos na década de 70, e que cada vez mais consolida seu espaço na sociedade. Utilizado para passar mensagens, idéias e sentimentos o grafite serviu como ferramenta de prevenção ao mosquito Aedes aegypti em Montenegro, na manhã deste domingo, 10.

A ação foi feita no muro da Secretaria de Obras Públicas, entre as ruas João Pessoa e São João

A grafitagem faz parte da programação da Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti, e foi feita pelo arte educador, grafiteiro e empresário, Paulo Ice, de Porto Alegre. Com a realização da Vigilância em Saúde do Município e do movimento Hip Hop de Montenegro o muro da Secretaria de Obras Públicas, entre as ruas João Pessoa e São João, está agora cheia de artes temáticas voltadas ao combate do mosquito.

Apesar do tempo nublado o clima era de alegria entre as pessoas presentes. Nos embalos de clássicas do Hip Hop, tocadas pelo parceiro da ação, MC Pedrão, o muro foi criando “vida”. De acordo com a chefe da Vigilância, Silvana Schons, todo ano a Prefeitura tenta agregar novas ações e atividades para reforçar o trabalho já realizado diariamente pelas equipes. “Nós queremos que fique registrado, através da arte do grafite, que a população tem que prevenir o mosquito. Não adianta depois que ficar doente, tem que ser no dia a dia, cuidando do pátio e não deixando água parada”, diz.

Diversas pessoas estiveram presente para prestigiar o trabalho do grafiteiro

Silvana ainda ressalta que um dos objetivos dessa atividade é que a comunidade fique alerta de uma forma diferente e especial. “A cidade tem muitos espaços que podem estar serviço de espaço para arte, educação e informação de uma forma diferente, e todo o movimento que fazemos é para validar que a prevenção é o melhor negócio”, alerta.

Rap é Compromisso!

O Rap é compromisso, já diria o rapper brasileiro Sabotage. Pedro José da Silva, 52, o conhecido MC Pedrão, se dedica ao Hip Hop desde 1983. Morador de Montenegro há 19 anos, busca evidenciar o movimento em todas as cenas.

MC Pedrão foi o responsável pela vinda do grafiteiro e também pelas músicas do evento

De acordo com MC Pedrão, essa parceria entre Executivo e o movimento Hip Hop mostra a grande ferramenta que existe há décadas. “Trabalhamos com 4 elementos, envolvendo a conscientização e a consciência. Trabalhar com o grafite, com a dança ou a música é muito importante”, fala. Ainda segundo ele, o grande foco do Hip Hop é unir as pessoas e desmistificar padrões, e isso foi realizado na ação.

Um dos grafiteiros mais antigos do Rio Grande do Sul, Paulo Ice, 45, grafita há 21 anos e relata que ama o que faz, e é um prazer poder ajudar. “Nada é mais gratificante dentro do movimento e cultura Hip Hop do que a nossa ideologia. Nos trabalhos que fazemos ganhamos às vezes ganhamos uma grana, às vezes ganhamos uma tinta de um trabalho social, e o que sobra a gente devolve pra rua, e é isso que eu estou fazendo hoje”, explica. Segundo ele, o grafite é uma arte de rua, é o contato com o povo, o acesso a todos e isso é mais que especial.

Confira a programação:

11/11

9h às 11h – Panfletagem de conscientização no bairro Timbaúva

12/11 – Mobilização no bairro Timbaúva (Praça São Pedro)

9h às 11h e das 13h30min às 16h – Jogos, brincadeiras e brindes; Descarte Correto; Ecopila

13/11

Atividades de conscientização nas ESF’s, UBS’s e no Hospital Montenegro o dia todo

19h15min – Panfletagem sobre a conscientização na Unisc

14/11

Caminhada temática contra o Aedes e concurso musical com ensino médio

8h30min – Concentração na unidade Sesc seguindo pela Santos Dumont, Ramiro Barcelos e finalizando na Praça Rui Barbosa

10h – Concurso Musical com apresentações dos alunos do ensino médio com escolhe de vencedores

11h – Encerramento

Últimas Notícias

Destaques