DEMANDAS. Convênio para qualificação da GM também esteve em pauta tratada entre prefeito e governador em exercício
No próximo dia 26, a Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro (EsFES) formará novos agentes que estarão prontos para atuar em defesa dos cidadãos gaúchos. A conclusão do curso leva ao questionamento sobre para onde irão os novos soldados. Além disso, a principal dúvida dos cidadãos da região é sobre quantos ficarão no Vale do Caí. Nessa quinta-feira, 18, o prefeito de Montenegro Carlos Eduardo Müller, o Kadu, se reuniu com o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, para tratar de demandas como esta. A qualificação dos agentes da Guarda Municipal também esteve em pauta no encontro.
Kadu afirma que a reunião foi produtiva e que houve o comprometimento do Governo do Estado em atender as solicitações feitas. “Saí do encontro entusiasmado”, diz o gestor. “A gente forma, mas não fica com policiais. Ouvimos o compromisso de que desta vez Montenegro vai ser lembrado”, comemora o prefeito.
Apesar da promessa, não há definição de quantos policiais devem ficar na cidade. Contudo, essa informação deve ser dada em breve, acredita Kadu. “A resposta será rápida. Já está tudo bem definido. As áreas de risco do Estado estão mapeadas e o emprego dos policiais irá ocorrer conforme a necessidade de cada região”, explica.
Outra questão tratada no encontro diz respeito ao Convênio do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O pacto estabelece a relação entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Montenegro aderiu ao convênio em 2017 e desde então aguarda a oportunidade de qualificar os agentes da Guarda Municipal para que possam atuar em outras áreas como, por exemplo, no trânsito.
Segundo Kadu, nos próximos dias, Estado e Município devem assinar um convênio específico para qualificação dos guardas. “O Estado irá definir a data”, diz. O prefeito esteve acompanhado do secretário de Obras Públicas Ronaldo Buss e pelo vereador Juarez Vieira da Silva.