O escritório da Emater-Ascar/RS em Montenegro reuniu quarta-feira, dia 9, ao menos 100 moradoras do interior no Encontro de Saúde dos GOL’s. Os 14 Grupos Organizados do Lar aproveitaram a tarde de informações e de serviços excepcionais, como massagem, uso de florais, dicas de maquiagem e cabelos.
A primeira palestra foi do banco Sicredi Ouro Branco, alertando para golpes por telefone e internet, cada vez mais aprimorados, usando inclusive o nome das instituições. Em seguida o espaço foi da enfermeira Laila da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que reiterou temas gerais, como saúde mental, bucal e exames preventivos, inclusive em consonância com o Outubro Rosa.
A diretora da Atenção Básica da SMS, Camila Anversa, observou que a situação das mulheres do campo não é preocupante, no que tange estarem informadas e acessarem os serviços públicos. Ela observou que as agricultoras estão articuladas, especialmente por meio dos Grupo e da Emater (veja entrevista no Insta). A coordenadora do Gol Santos Reis, Denise Weber Ulrich, concorda com está avaliação positiva. Todavia, assinalou uma preocupação com casos de ansiedade no pós-enchente.