Cursos envolve nome da Prefeitura de Montenegro
A cara de pau de alguns golpistas é tão grande quanto a sua crueldade. Se valendo das dificuldades de muitas pessoas para conseguir trabalho, bandidos oferecem cursos profissionalizantes, que prometem abrir novas oportunidades para quem está desempregado. A falta de caráter é tanta que alguns chegam a usar a logomarca do brasão da Prefeitura de Montenegro para tentar passar credibilidade ao serviço oferecido.
Sandra Padilha é uma das pessoas que acredita ter entrado em um golpe. Ela encontrou, em um anúncio no Facebook, a oportunidade de obter mais conhecimento, através de um curso. Ela conta que a publicação oferecia aulas gratuitas, para moradores de Montenegro e região. Ela entrou em contato com a empresa que ofertava as vagas, via WhatsApp, e foi informada que deveria comparecer a um determinado local – uma sala alugada pela empresa somente para uso naquele momento – para realizar a inscrição presencialmente.
No dia e hora marcados, Sandra e outras pessoas, interessadas na oportunidade, foram ao endereço indicado. Lá foram informados que teriam apenas de pagar pelo material didático. Disseram ainda que o primeiro módulo do curso já poderia ser acessado, e de fato isso ocorreu. As orientações para a segunda etapa e o material seriam passados depois, só que – passados mais de 30 da inscrição – isso ainda não ocorreu.
Sandra tentou contato pelo número de telefone, mas o mesmo está indisponível – a reportagem também tentou ligar, contudo não teve êxito -. No começo do mês de outubro, Sandra registrou um boletim de ocorrência contra a empresa. Conforme a delegada Sandra Mara Guaglianoni Neto, pelo menos, outros três boletins, com a mesma reclamação, foram feitos na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O inquérito para apurar os fatos deve ser instaurado pela 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro.
Prefeitura alerta sobre os golpes
Conforme a Administração Municipal, continuam circulando pelas redes sociais, especialmente no Facebook, publicações oferecendo cursos gratuitos de formação de mão de obra vinculados à Prefeitura de Montenegro. Para atrair a atenção, a propaganda usa o brasão do Município e uma imagem do Palácio Rio Branco ao fundo. O card oferece qualificações em atendente de farmácia, atualização em radiologia, auxiliar de necropsia, socorrista APH, cuidador de idosos e auxiliar veterinário, entre outros. Na imagem, consta um pedido para que as pessoas se cadastrem e se inscrevam até o dia 26 de outubro.
A Secretaria Municipal de Administração informa que a Prefeitura de Montenegro não possui vínculo com estas e outras páginas que promovem formação profissional. O Município desenvolve ações de qualificação com outras instituições, como Senai, Sebrae, Sesi e Sesc, por exemplo, mas desconhece as opções citadas acima.
A Administração orienta que, ao buscarem um curso, as pessoas procurem diretamente a Prefeitura. E, havendo dúvida, entrem em contato através do telefone 51 3649 8202.
A abertura de um link em página desconhecida na internet, mesmo que seja para um curso gratuito, sempre envolve riscos, especialmente porque pode estar mascarando um vírus que se apropria de informações armazenadas no computador ou no celular. Da mesma forma, há riscos ao preencher um cadastro e divulgar informações e número de telefone.