De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carlos Ferrão, o Rio Caí já está mais de 3 metros acima do nível e deve continuar subindo até a metade da tarde. Com a possibilidade concreta de haver enchente, o ginásio do bairro Cinco de Maio está sendo preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, para receber desabrigados, em caso de necessidade.
Caso a inundação se confirmar, às 13h desta sexta será colocado em prática o Plano de Abrigamento e Contingência, com a recepção dos desabrigados no ginásio. Quem precisar de ajuda pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 99459-4755.
Desde a madrugada, as equipes da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos também estão nas ruas, removendo árvores e galhos e fazendo intervenções para o escoamento da água onde existem alagamentos. A Estrada Selma Wallauer, em Faxinal, está interditada. Além disso, o vento deixou vários postes de energia pendidos e há risco de queda. Por conta disso, a RGE já foi acionada.
O ciclone extratropical que atinge a região desde ontem resultou em um volume de chuvas poucas vezes registrado em Montenegro em poucas horas. A informação foi confirmada pela Emater, cujo pluviômetro marcou 150 milímetros de precipitações em apenas um dia. De acordo com os técnicos, as medições são registradas em intervalos de 24 horas.
Logo, o número se refere ao período compreendido entre 8h da manhã de quinta e 8h da manhã de hoje. A título de comparação, em junho do ano passado, durante todo o mês, as chuvas somaram 153 milímetros e, no ano anterior, no mesmo período, foram 173 milímetros.
Cancelado o “Troca-troca de Livros” previsto para sábado
O projeto “Troca-troca de livros” da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, que aconteceria na Praça Rui Barbosa, neste sábado, dia 17, foi cancelado devido às condições climáticas. Uma nova data será agendada pelo setor.
A iniciativa consiste na doação de um livro para a Biblioteca em troca de outro, fazendo com que todos possam ler várias obras diferentes. A ideia é que uma vez por mês o projeto seja levado para a Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. O troca-troca é um dos projetos mais antigos da Biblioteca e visa a disseminação da leitura entre a comunidade.