Kart. Jovem piloto montenegrino tem 22 pontos de vantagem na liderança
Para encerrar o ano com chave de ouro e levar o nome de Montenegro para o lugar mais alto do pódio da Copa Gaúcha de Kart, o jovem piloto Gabriel Bender Pires, 14 anos, corre neste final de semana em Bagé pela quinta e última etapa da competição. Líder da categoria Júnior com 22 pontos de vantagem para o segundo colocado, Gabriel está com uma mão na taça e busca fazer uma prova de segurança para confirmar o título estadual.
A preparação para esta corrida decisiva começou ainda em setembro, logo após a quarta etapa da Copa Gaúcha, realizada em Pelotas. “Os treinos foram realizados na pista de Venâncio Aires, pois é a que mais se assemelha com a de Bagé. Devido à distância, optamos por fazer os treinamentos de condicionamento em Venâncio. Além disso, o Gabriel faz um trabalho de fortalecimento da musculatura três vezes por semana, na academia”, ressalta o pai do piloto, Ângelo Leal Pires.
Os treinos oficiais da etapa decisiva acontecem no sábado. Porém, Gabriel deve chegar a Bagé nesta sexta-feira, para acerto de chassis e reconhecimento da pista. O local da prova, inclusive, é bem conhecido pelo garoto. “Ele (Gabriel) já correu em Bagé em anos anteriores, então o traçado não é novidade. Como a preparação tem sido intensa, estamos muito confiantes em um resultado que permita o Gabriel ser campeão neste ano”, afirma Ângelo.
A boa vantagem obtida pelo piloto de Montenegro nas quatro primeiras etapas da Copa Gaúcha é considerada importante, mas não significa que Gabriel possa relaxar na última prova, garante o pai. “A vantagem dá uma certa tranquilidade, mas é extremamente perigosa, pois nesta etapa final a pontuação é dobrada. Então, todo cuidado é pouco, principalmente nos momentos iniciais da corrida, já que a disputa por posições é intensa”, observa.
Há sete anos no kart, Gabriel já vivenciou experiências positivas e negativas no esporte, com vitórias, derrotas, lesões e pole positions. Agora, ele sabe o que deve ser feito para conquistar o título estadual. “O lado psicológico do piloto é muito importante neste momento. Ele deve agir com frieza e cautela, evitando colisões e disputas desnecessárias. Pode até ceder uma posição para evitar incidentes e recuperar no desenrolar da corrida, mas o Gabriel já tem uma boa bagagem técnica, que o permite atingir objetivos maiores”, completa o pai.