Sem voz. Operadora Oi não deu satisfações e rede foi reposta nesta quinta-feira
Segundo moradores, no final de semana de 16 e 17 de julho, criminosos furtaram mais de 900 metros de cabos da telefonia fixa entre as comunidades de Passo da Serra e Costa da Serra. E somente na manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, uma equipe terceirizada da operadora Oi veio repor a rede, inclusive da tubulação subterrânea à ERS-411.
O contato com a reportagem do Ibiá foi feito terça-feira, 9, por Tamires Schallenberger. Ela mora na cidade, e no dia 21 de julho percebeu que seus pais e a avó estavam incomunicáveis na Costa da Serra; inclusive porque as operadoras de celular também não funcionam adequadamente no interior de Montenegro. Seu primeiro contato com a Oi foi em 22 de julho, quando recebeu prazo de solução em três dias. Após o dia 28, este se renovou automaticamente até 4 de agosto. O segundo protocolo (nº 20221019909119) Tamires registrou no último dia 4, com prazo até esta quinta.
Os irmãos Laoni, 61 anos, e Laerte Silva da Rosa, 62, têm propriedades rurais perto do “trevo do frigonal”, no Passo, local onde pode ter iniciado o crime. Laoni recorda que os cachorros latiam muito na noite do domingo 17 de julho, e no dia seguinte os aparelhos estavam mudos. Alguém teria visto um Gol branco, homens de uniformes característicos de trabalhadores do setor e alguém pendurado em um poste.
A ação dos criminosos precisa ser rápida. Então cortam em uma ponta e saem pelo chão arrancando o cabo. Ao longo da rodovia ficaram pedaços pendurados que revelam um corte feito do chão e com as pontas dos fios desgrenhados. Mas também havia corte “limpos” que revelam uso de ferramenta especial.
Laerte comentou que nesta semana veio pagar a conta do telefone na loja da Oi no Centro, e apresentou sua queixa. “Disseram que iriam arrumar, mas que iria demorar”, relatou Laerte. Ali no Passo o celular também é precário, então o fixo é solução para emergências e negócios ligados ao trabalho na fazenda.
Clientes ligavam e ninguém atendia
Este prejuízo que afeta aqueles que dependem do fixo no trabalho foi muito bem descrita pelo proprietário da empresa Esquadrias Nova Era, na Costa. Segundo Roberto Moraes, clientes foram ao local dizendo que a ligação completava, havia sinal que estava chamando, mas ninguém atendia. Isso aconteceu durante três semanas, e o empreendedor dá certeza que perdeu vendas.
“A sorte é que temos internet”, comentou Angélica Scherer, referindo-se ao uso do WhatsApp e do E-mail da Nova Era. Mas imediatamente Moraes observou que também só funciona, no computador e no celular, usando o Wifi, devido ao sinal de celular quase inexistente nas localidades, que sequer são tão distantes da sede do município.
Até o fechamento desta edição, a reportagem do Ibiá aguardava manifestações da Oi e da Anatel para questionamentos enviados na terça-feira.