VALOR será destinado a eventos culturais e auxiliar artistas pós cheias
A Fundarte, instituição cultural de destaque em Montenegro, foi uma das selecionadas pelo edital “Construir Cultura RS”, promovido pelo Banrisul. O edital, que visa apoiar a recuperação da área cultural após as enchentes que devastaram o estado, distribuirá R$ 5 milhões entre 64 projetos culturais. A Fundarte receberá R$ 40 mil para a realização de oito eventos gratuitos no segundo semestre de 2024, dentro do projeto “Fundarte Cultural”.
André Luís Wagner, coordenador de projetos da Fundarte, destaca a importância desse apoio para a continuidade das atividades da instituição e para auxiliar os artistas de Montenegro. “A Fundarte é, antes de tudo, uma escola de artes, mas também atuamos como uma produtora de eventos, com um calendário significativo ao longo do ano. Este recurso do Banrisul nos permitirá não apenas manter, mas também expandir nossos eventos gratuitos para a comunidade, beneficiando tanto o público quanto os artistas locais”, afirma.
Artistas serão beneficiados
Os oito eventos contemplados pelo edital incluem uma variedade de atividades culturais, como encontros pedagógicos de instrumentos musicais, apresentações de dança e teatro, e o tradicional evento de Natal da Fundarte. Além de oferecer entretenimento gratuito à população, o projeto tem um forte componente social. Muitos dos artistas que se apresentarão nesses eventos foram diretamente afetados pelas enchentes que atingiram a região.
“Nossa intenção é ajudar esses artistas a retomarem suas atividades profissionais. Queremos possibilitar que eles possam, de alguma forma, recomeçar e serem remunerados por isso, pois essa compensação é crucial para que possam reconstruir suas vidas, reestabelecer seus portfólios e, em alguns casos, comprar novos instrumentos que foram danificados”, destaca. O objetivo é que 150 artistas sejam beneficiados com o projeto.
A programação do “Fundarte Cultural” já tem início marcado para agosto, com o primeiro evento acontecendo na sexta-feira, dia 16, às 19h, no Teatro Terezinha Petry Cardona.
Trata-se de um sarau de músicos montenegrinos, que contará com sete atrações locais e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da TV Cultura, para alcançar um público ainda maior. Os artistas são Mariele Schossler, Diego Moreira, Julio Schuster, Duo Nó na Madeira, Simone Mulher (Schuster) duo, Conceito Inverso e Chico e Banda. Vale lembrar que estes artistas já receberão cachê pelo trabalho realizado.
“A arte tem um papel fundamental na vida das pessoas, especialmente em tempos difíceis. Ela pode provocar uma mudança na vida das pessoas. Oferece um alívio emocional em meio às adversidades. Por isso, estamos comprometidos em levar esses eventos a diversos pontos da cidade, incluindo bairros mais afastados do centro, como a Timbaúva. Queremos que a arte chegue a todos”, enfatiza Wagner.