Fundarte celebra 51 anos com concerto especial

EVENTO também deu ênfase aos 151 anos de Montenegro

Na última sexta-feira, 9, a Fundarte realizou um concerto especial em comemoração aos seus 51 anos de história e aos 151 anos de Montenegro. O evento, em uma noite memorável, contou com a Camerata Montenegro, o Quinteto Persch e apresentações de bailarinos convidados. A regência ficou por conta do acordeonista e pianista Matheus Kleber. O repertório da noite foi eclético, mesclando clássicos de Schubert com composições brasileiras de Toninho Ferragutti, além de obras consagradas de Astor Piazzolla.

A Camerata Montenegro, que teve suas origens como Orquestra Infanto Juvenil em 1977 e foi oficialmente formada em 1982, trouxe consigo a tradição de proporcionar aos alunos a experiência de tocar em grupo. O conjunto é conhecido por trabalhar técnicas interpretativas e de arcadas em peças do repertório camerístico para instrumentos de cordas.

Já o Quinteto Persch, fundado em 1999 em Porto Alegre, destacou-se por sua missão de difundir o acordeon na música de câmara. Único em sua formação instrumental e proposta artística no Brasil, o grupo celebrou 25 anos de atividade em 2024, evidenciando a versatilidade do acordeon em um repertório erudito.

Para completar a programação, o concerto contou com as performances dos bailarinos Patrick Moraes e Débora Brandt Alencastro. Ambos têm uma sólida formação e ampla experiência na dança clássica, com carreiras que se entrelaçam com a história da Fundarte e outras instituições de renome. A regência da noite ficou nas mãos de Matheus Kleber, professor da Fundarte e do projeto Ouvir a vida Kleber, que possui uma carreira consolidada como compositor, pianista e acordeonista, conduziu o concerto com maestria.

Últimas Notícias

Destaques