Funcionários dos Correios entram em greve

Servidores dos Correios entraram em greve nesta segunda-feira (12). De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os trabalhadores são contra mudanças no plano de saúde da empresa, que preveem o pagamento das mensalidades pelos funcionários e a retirada de dependentes dos contratos.

Em Montenegro, cerca de 60% do efetivo do Centro de Distribuição está paralisado. Segundo o delegado sindical Adelson Andrade, a paralisação aqui segue durante o dia de hoje. À tarde ocorre o julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre as reivindicações da categoria acerca do plano de saúde. Após o julgamento, serão definidos os próximos passos da mobilização.

A agência dos Correios de Montenegro, no entanto, está funcionando normalmente. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Não há adesão à greve na agência.

Paralisação nacional
Segundo a Fentect, a mobilização nacional da categoria foi aprovada em assembleias dos sindicatos. Entre outras reivindicações, os trabalhadores são contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários; a terceirização na área de tratamento; a privatização da estatal; a suspensão das férias dos trabalhadores; a extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa.

Além disso, entre as demandas da categoria estão a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, a segurança nos Correios e o fim dos planos de demissão. No Centro de Distribuição de Montenegro, o efetivo atual é de 23 servidores, quando deveriam ser 27.

A federação também é contra a extinção e terceirização do cargo de operador de triagem e transbordo, “importante para o movimento do fluxo postal interno”. “Para piorar a situação, a empresa também anunciou o fechamento de mais de 2.500 agências próprias, por todo o Brasil”, diz a nota da Fentect.

Últimas Notícias

Destaques